BCE mantém juros inalterados e taxa de referência na zona do Euro fica em 3,75%

Comitê de política monetária do BCE informou que vai manter a política restritiva o tempo que for necessário para que inflação volte para meta de 2%

O Banco Central Europeu (BCE) manteve suas taxas de juros inalteradas. Com a decisão desta quinta-feira, a taxa de referência ficou em 3,75%, a taxa de refinanciamento foi mantida em 4,25% ao ano e a taxa de empréstimos em 4,5%.

A manutenção dos juros na reunião de hoje era esperada depois de a inflação ter dado sinais de aquecimento em junho, logo após o BCE iniciar o afrouxamento monetário no mês passado, quando cortou as taxas em 0,25 ponto percentual.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em comunicado, o comitê de política monetária informou que vai manter a política restritiva o tempo que for necessário para que inflação volte para meta de 2%.

Segundo o banco, as pressões inflacionárias domésticas ainda são elevadas e a inflação de serviços está alta – o que deixará a inflação acima da meta até meados de 2025.

Últimas em Zona do Euro

Porém, o BCE informou também que os dados recentes vieram em linha com as expectativas do banco para a inflação de médio prazo.

“Enquanto algumas métricas de inflação subjacente subiram em maio devido a fatores não recorrentes, a maioria dos indicadores ficaram estáveis ou caíram em junho”, informou o comitê, que reiterou que se manterá dependente de dados e tomará decisões reunião por reunião.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Euro


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS