Três erros que te fazem perder dinheiro na Bolsa de Valores

Identificar esses erros é fundamental para diminuir os riscos. Te mostro quais são.

Investir na Bolsa de Valores muitas vezes é uma tarefa desafiadora. Isso porque a renda variável pode trazer bons resultados, mas também exige conhecimento para lidar com riscos e não perder dinheiro.

É neste contexto que muitos investidores, principalmente no início da jornada, cometem alguns erros.

Mas antes de entrar em detalhes, você já sabe o seu perfil de investidor? Faça o teste para escolher quais são os melhores ativos para o seu momento de vida. Assim você sabe o que fazer com as suas economias para não perder dinheiro.

Investimento não é aposta

O primeiro deles, e um dos mais comuns, é confundir investimentos com apostas ou jogos de azar, ignorando os riscos, o seu perfil de investidor, a qualidade dos ativos e o poder do longo prazo. Como diria Warren Buffett: “O mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes.”

Inclusive, Buffet costuma dizer que investir a longo prazo é o segredo de seu sucesso. O megainvestidor aprendeu muito do que sabe com seu mentor, o economista Benjamin Graham, que segue a teoria de que os melhores resultados do mercado financeiro acontecem para quem investe pensando em horizontes maiores.

Deixe de diversificar e perca dinheiro

Já o segundo erro dos iniciantes é não diversificar seus investimentos, muitas vezes até colocando toda a sua reserva de emergência em renda variável. Dessa forma, em momentos de crise, você pode acabar tendo que vender suas posições com prejuízo.

Como diversificar para não perder dinheiro?

Diversificar a carteira é essencial para proteger o patrimônio e aumentar as chances de bons retornos. O conceito é simples: basta distribuir o seu dinheiro em diferentes ativos ou classes de ativos — como renda fixa e variável.

Quando o assunto é bolsa de valores, a diversificação e a construção de uma reserva de emergência segura se torna ainda mais importante. O ideal para a reserva é investir em ativos de baixo risco e alta liquidez. Assim, se precisar resgatar o dinheiro, não terá grandes prejuízos.

Falta de disciplina te faz perder dinheiro

O terceiro e pior erro dos iniciantes na bolsa é a falta de disciplina e estudo. Você só poderá ter sucesso na sua jornada como investidor se souber o que está fazendo e mantiver uma constância com seus aportes. Lembrando que a dívida que você tem hoje é com o seu eu do futuro: nunca é tarde para começar.

Leia a seguir

Leia a seguir