Títulos públicos de curtíssimo prazo têm maior rentabilidade em 2022, diz Anbima

Os ativos com vencimentos de até um ano, por exemplo, tiveram avanço de 12%

Títulos públicos de curtíssimo prazo têm maior rentabilidade em 2022, diz Anbima. - Ilustração: Felipe Mayerle
Títulos públicos de curtíssimo prazo têm maior rentabilidade em 2022, diz Anbima. - Ilustração: Felipe Mayerle

Os títulos públicos com prazo médio de um dia foram os que apresentaram a maior rentabilidade em 2022, com retorno de 12,74% ao ano, segundo a Anbima.

A entidade possui índices que acompanham o retorno de títulos públicos negociados em mercado. Na carteira geral, a rentabilidade dos títulos foi de 9,66%, acima do retorno visto em 2021, de 0,96%. Na carteira formada por títulos com vencimentos de até um ano, o avanço foi de 12,02%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O pior desempenho no período foi da carteira de prazos mais longos, acima de cinco anos, cujo rendimento foi de 3,3%.

Incertezas e aversão a risco

Para Marcelo Cidade, economista da Anbima, o destaque positivo dos títulos de curtíssimo prazo e o baixo desempenho dos mais longos refletiram o ambiente de incertezas e de aversão a risco visto em 2022. “Com as surpresas negativas da inflação, o mercado realizou sucessivas reavaliações nas previsões de preços, o que acabou impactando a trajetória dos juros e os preços dos ativos”, diz em comunicado.

Em janeiro do ano passado, o grupo consultivo macroeconômico da Anbima estimava que o IPCA ficaria em 5,2% no ano, mas a projeção foi revisada até chegar a 9,1% em junho. No último trimestre, as expectativas foram reajustadas para baixo, diante das desonerações promovidas pelo governo federal nas tarifas de combustíveis e energia elétrica.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS