Do reality show para as planilhas: como Michele e Passa lidam com as finanças

Viver sempre um degrau abaixo é um dos hábitos adotados pelo casal para manter uma vida financeira mais saudável

Trabalhando desde muito cedo para ajudar em casa e ganhar seu próprio dinheiro, a influenciadora Michele Passa sempre buscou lidar com as finanças da melhor maneira possível.

“Trabalhei fazendo unha, dando aulas particulares, de babá e secretária antes de me formar. Como tinha pouco dinheiro, precisava saber exatamente o que, como e quando usar”, conta.

Nascida no interior do Rio Grande do Sul, Michele é formada em Física pela Universidade Federal do mesmo estado e Mestre em Educação em Ciência.

Foi durante sua formação que conheceu Bruno Passa, com quem é casada desde 2014 e teve uma filha, Zahara Passa.

Com quase 200 mil seguidores, Michele fala em suas redes sobre comportamento, família e lifestyle. Quando o assunto é dinheiro, o casal busca construir um patrimônio juntos.

“Todo casal tem um que quer gastar mais e outro que quer poupar mais. Aqui não é diferente. Mas, no geral, lidamos muito bem com o dinheiro. Sempre fazemos planos no curto, médio e longo prazo”, conta a influenciadora.

Michele e Passa dizem que vivem sempre um degrau abaixo

Para manter uma vida financeira mais saudável, Michele e Bruno adotaram alguns hábitos.

“Vivemos um degrau abaixo do que podemos viver para investir e construir um futuro próspero para nós e para a nossa filha. Estudamos o mercado financeiro juntos e começamos a investir juntos”, conta.

Embora tenham personalidades e gostos diferentes, o casal pensa como “um só” na hora de lidar com o dinheiro. 

Ainda assim, apesar de estudar sobre o tema, Michele comete alguns deslizes — mas sempre aprende com eles.

“Um exemplo são algumas compras impulsivas no shopping ou na internet. Mas são momentos raros, porque tenho minha planilha de controle de gastos planejada por mês, para o ano todo”, destaca. 

Um reality no meio do caminho

Em 2022, Michele e Bruno viveram uma experiência diferente de tudo: participaram do reality show Power Couple.

No programa, casais são confinados e passam por diversas provas e desafios que valem dinheiro. Os vencedores levam o valor total para casa. Michele e Bruno acabaram eliminados, mas aprenderam muito com a experiência.

“O reality confirmou o que já sabíamos sobre quem somos tanto como indivíduos quanto como um casal. Queríamos passar uma mensagem real e verdadeira sobre um casal preto que saiu do nada, mas lutou e luta todos os dias para prosperar”, ressalta Michele. 

Lidar com o dinheiro durante o programa, segundo a influenciadora, foi uma tarefa fácil. “Sempre tivemos uma boa sintonia. Nos conhecemos muito bem para saber quanto investir dependendo da probabilidade de concluir ou não a prova. Saímos do programa com um dos maiores saldos de todos”, conta. 

Hoje, fora das telinhas, o casal continua em sintonia nos investimentos e nas finanças. Para aqueles que ganharam uma graninha extra, mas não sabem como usá-la, Michele dá a dica.

“Eu diria para investir no conhecimento sobre investimento. Depois, o ideal é começar uma reserva de emergência. Só depois disso aplicar o dinheiro restante. Assim, você se protege de eventuais imprevistos sem precisar mexer no valor guardado”.

Leia a seguir

Leia a seguir