Jogos play to earn: saiba o que são… e se dá para ganhar dinheiro com eles

Entenda como funcionam os jogos para ganhar criptomoedas e como identificar ciladas

- Ilustração: Renata Miwa
- Ilustração: Renata Miwa

Unindo o universo das finanças, dos criptoativos e dos games, os jogos play to earn tem chamado atenção de muita gente. O conceito é simples: como o nome sugere, é preciso jogar para ganhar. Neste caso, as recompensas são criptomoedas e itens virtuais no formato NFT.

Enquanto evolui dentro do jogo, os jogadores recebem novas moedas ou ativos que podem ser negociados com outros jogadores dentro da plataforma ou vendidos em corretoras por outras moedas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Justamente por permitir que exista essa conversão entre moedas digitais e dinheiro real, esse tipo de jogo chama atenção dos usuários que enxergam uma oportunidade de fazer dinheiro”, ressalta Rafael Franco, especialista em segurança cibernética e CEO da Alphacode.

Dentro desse universo, algumas moedas se tornaram populares. Elas também são conhecidas como gamecoins. Alguns exemplos são The Sandbox (SAND), Axie Infinity (AXS) e Decentraland (MANA). Essas moedas são movimentadas dentro dos jogos, em um universo com uma “economia própria” e um ambiente descentralizado. 

Quais são os principais jogos para ganhar criptomoedas?

O Axie Infinity, lançado em 2018, se tornou um dos mais populares da categoria. Em um contexto semelhante ao Pokémon, os jogadores têm seus próprios “Axies” no formato de NFTs no Ethereum e que podem ser vendidos a outros jogadores.

“Os jogos P2E geralmente exigem a compra de um NFT, por exemplo, o seu avatar, para poder começar a jogar. A partir daí eles variam muito de qualidade de gráficos e jogabilidade, mas o modelo é o mesmo: ações por moedas”, explica Vitor Elman, copresidente da agência digital e de inovação Cappuccino.

No caso da Axie Infinity, para jogar é necessário ter três personagens, ou Axies, diretamente vinculados à conta do usuário. Isso significa investir mais de US$ 400 na brincadeira. Os Axies são vendidos dentro do próprio marketplace do jogo e seu preço varia de acordo com uma série de fatores.

Além do Axie Infinity, outros jogos conhecidos nesse universo são o Illuvium, Guild of Guardians e Monsta Infinity.

Jogos play to earn são confiáveis?

Muita gente duvida desse tipo de jogo. Eles seriam, de fato, confiáveis?

“Existem empresas sérias – e outras não tão sérias – usando este modelo de negócio e criando os jogos. Temos casos de sucesso interessantes, mas como os ganhos dos jogadores acontecem em criptos, a volatilidade desse mercado é extremamente alta e afeta diretamente a previsibilidade dos ganhos, assim como a confiabilidade das plataformas”, alerta Rafael.

Segundo o especialista, um dos principais riscos está em investir dinheiro real em um jogo que tenha uma grande desvalorização, não conseguindo recuperar este recurso por meio da venda dos ativos. “Ainda existe o risco de colocar dinheiro em projetos que são promessas e que eventualmente não possam ser cumpridas pelos seus desenvolvedores”, destaca. 

Como identificar ciladas

Por serem ambientes descentralizados e digitais, esses jogos podem atrair cibercriminosos e golpistas. “É fundamental fazer uma pesquisa sobre a longevidade do jogo e quem são as pessoas por trás daquela iniciativa, assim como os ativos que circulam nele”, ressalta Rafael. 

Na visão de Vitor, da Cappuccino Digital, os jogos podem até funcionar como um complemento de renda, mas nem sempre são atrativos ou confiáveis.

“Como todo mercado iniciante é preciso ter cautela. Vale deixar claro que esse tipo de jogo não deve ser visto como um investimento transacional. Existem outras opções muito melhores mesmo dentro da web3, como ativos que aplicam recursos em deFis (finanças descentralizadas)“, destaca.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS