Dica do especialista: o livro dos livros sobre o bitcoin

Obra de Phil Champagne traz uma série de informações sobre o desenvolvimento do bitcoin

Ilustração: Renata Miwa
Ilustração: Renata Miwa

Afinal de contas, quem criou o bitcoin e deu o ponta pé para os criptoativos como conhecemos hoje?

A resposta é unânime: foi Satoshi Nakamoto.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O que é não é a unânime é sua existência. Ou melhor: ninguém sabe ao certo se Satoshi foi uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Fato é que a teoria desenvolvida ali gerou o bitcoin.

Talvez mais importante do que saber quem é o pai ou a mãe desse novo sistema de geração de riqueza, seja entender a filosofia, a lógica, o racional que o desenvolveu.

Se seu objetivo for esse, Fabricio Tota, diretor do Mercado Bitcoin, indicou do Dica do especialista desta quinta-feira (1) O Livro de Satoshi: A coletânea de escritos do criador do Bitcoin – Satoshi Nakamotoum.

“São vários escritos, que vão construindo essa história, para desmistificar o que foi essa figura mística de Satochi”, afirma Tota.

São trocas de de e-mails e posts em fóruns cujas autorias foram tidas como de Satoshi. O autor, Phil Champagne, garante que o livro é um compilado de manifestações diretas e expressas do criador do bitcoin.

Há quem diga que a obra é quase uma “Bíblia” sobre o assunto. Bem, no mínimo você fica por dentro de toda essa história e se aproximar do pensamento do criador. Ou criadores.

O que deve acontecer com o bitcoin?

A moeda digital ainda é vista como uma alternativa para os investidores que suportam o risco. Mas ainda assim, os especialistas recomendam que, se esse for o seu caso, você não coloque nada além de 3% a 5% da sua carteira em moedas virtuais.

“O bitcoin, que gira em volta dos US$ 20 mil, pode cair ainda mais, mas não deve chegar em US$ 10 mil”, disse Tota.

A grande sacada é você escolher o risco que você quer correr. “Hoje as pessoas fogem do risco, mas é preciso escolher quais riscos você quer correr: pode ser o da renda variável, de startups ou das criptomoedas”, disse Total. “Mas o maior risco é você não tê-lo.”

Não perca o Dica do especialista

O quadro Dica do especialista é apresentado de segunda à sexta-feira, às 8h30, nas redes sociais da Inteligência Financeira (Linkedin e Instagram) e YouTube. Com uma dica por dia, você aprende e fica por dentro do mundo das finanças.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS