Por que você deveria considerar o Tesouro IPCA+ 2045 para se aposentar?

Especialistas mostram as vantagens e cuidados ao escolher títulos para compor a carteira de aposentadoria

O Tesouro IPCA+ 2045 pode ser interessante para quem pretende se aposentar daqui a 21 anos. Foto: Pixabay
O Tesouro IPCA+ 2045 pode ser interessante para quem pretende se aposentar daqui a 21 anos. Foto: Pixabay

Será que investir no Tesouro IPCA+ 2045 é uma boa estratégia para se aposentar? Se o plano é se parar de trabalhar em 2045, a estratégia faz sentido, lembrando que é preciso considerar a aplicação como parte de uma carteira diversificada. Afinal, é cada vez mais intuitivo perceber que contar apenas com o benefício do INSS não irá garantir o seu padrão de vida após a aposentadoria.

Para Mariana Conegero, especialista em mercado de capitais e sócia da The Hill Capital, investir no Tesouro IPCA+ 2045 pode ser sim uma boa estratégia para quem pensa em se aposentar no longo prazo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Este título é uma combinação de proteção contra a inflação e rentabilidade previsível. Isso garante que o dinheiro investido não perderá valor ao longo dos anos, já que a inflação será corrigida no rendimento”, explica ela.

O professor Wladimir Scagliusi de Macedo, da FIA Business School, concorda. Ele explica que o Tesouro IPCA+ 2045 está pagando uma taxa superior a 6% ao ano, mais a correção pela inflação, o chamado “ganho real.”

Últimas em Aposentadoria

“Se o investidor tiver um prazo aproximado de 20 anos para a aposentadoria, ou para a realização de algum projeto, esse tipo de aplicação é muito relevante na composição de um portfólio. Diante da incerteza do cenário de juros e de inflação, tal alternativa garante proteção para o investidor, ampliando seu poder de compra ao longo do tempo”, diz.

Porém, como toda aplicação financeira, é preciso conhecer os riscos antes de investir o dinheiro, ainda mais em uma aplicação de tão longo prazo. Entenda mais sobre o Tesouro IPCA+ 2045 a seguir.

Como investir no Tesouro IPCA+ 2045?

O Tesouro IPCA+ 2045 é um dos títulos negociados na plataforma do Tesouro Direto, programa do governo que oferta títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. O Tesouro IPCA + 2045 vence no dia 15 de maio de 2045. Isso significa que, nesta data, o dinheiro volta para a conta do investidor com a remuneração do período.

Os títulos do Tesouro, aliás, são considerados os investimentos mais seguros do mercado, já que são garantidos pelo Tesouro Nacional. Ou, em outras palavras, pelo próprio governo brasileiro.

Para investir no Tesouro Direto, siga estes passos:

  • O cadastro do Tesouro Direto deve ser feito diretamente nos bancos e corretoras habilitados. Você deve se cadastrar em uma das instituições habilitadas na plataforma e solicitar diretamente a ela seu cadastro e senha de acesso no Tesouro Direto;
  • Transfira o valor que você quer investir da sua conta bancária para sua conta na instituição em que se cadastrou no Tesouro Direto;
  • Você pode investir pela plataforma da instituição em que fez o cadastro, pelo portal ou pelo APP oficial do Tesouro Direto.

Quanto rende o Tesouro IPCA+ 2045?

A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 é composta de duas partes: uma taxa prefixada e a correção pela inflação. Funciona assim:

Taxa prefixada

A taxa prefixada já é informada no momento da compra do título. Essa taxa não muda durante o período do investimento, o que proporciona previsibilidade sobre o rendimento real. Nesta terça-feira (17), o papel estava negociado a IPCA mais uma taxa prefixada de 6,31% ao ano na plataforma do Tesouro Direto.

Inflação (IPCA)

Além da taxa fixa, o Tesouro IPCA+ paga uma rentabilidade adicional baseada na variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice que mede a inflação oficial no Brasil. “Isso significa que o valor investido vai ser corrigido pela inflação do período, protegendo o poder de compra”, afirma Mariana.

Vantagens e desvantagens do Tesouro IPCA+ 2045

Para Mariana Conegero, as principais vantagens de investir neste título como uma estratégia para a aposentadoria são:

  • Proteção contra inflação: Como o rendimento está atrelado ao IPCA, você tem garantia de que o valor investido manterá seu poder de compra no longo prazo. “Por ser um título indexado à inflação, ele é ideal para proteger seu patrimônio dos efeitos da inflação, um risco comum em investimentos de prazos tão longos”, diz ela.
  • Segurança: O Tesouro IPCA+ é um dos investimentos mais seguros do mercado brasileiro, pois é garantido pelo governo.
  • Previsibilidade: Ao investir, você já sabe qual será o rendimento real (acima da inflação), o que facilita o planejamento financeiro de longo prazo.
  • Já as possíveis desvantagens, ou pontos de atenção, estão relacionados ao saque antes do vencimento:
  • Liquidez: Se você precisar resgatar o dinheiro antes de 2045, poderá enfrentar perdas se o cenário econômico estiver desfavorável, por conta da marcação a mercado. Principalmente se as taxas de juros estiverem altas no momento da venda.
  • Imposto de Renda: A alíquota do Imposto de Renda vai diminuindo conforme o tempo de investimento, variando de 22,5% (para investimentos de até 6 meses) a 15% (para investimentos acima de 2 anos) sobre os rendimentos. Ou seja, se sacar o dinheiro antes de dois anos, vai pagar uma alíquota mais alta de IR.

Como compor a carteira com Tesouro IPCA+ 2045?

De acordo com o professor Macedo, quem comprou o Tesouro IPCA+ 2045 na terça-feira (17), por exemplo, garantiu uma remuneração de IPCA+ 6,31% ao ano, se carregar o título até o vencimento.

Porém, é preciso lembrar que essa taxa varia significativamente ao longo do tempo, pois oscila de acordo com a taxa de juros. Sendo assim, o ideal é a compra recorrente, se possível mensal deste tipo de papel. “Com isso você consegue fazer um preço médio, garantir uma taxa média mitigando grandes oscilações que devem acontecer ao longo do tempo”, explica.

Aliás, ele pontua que a taxa atual é elevada quando comparada a períodos anteriores. “Em 2019 esse mesmo título já foi negociado com IPCA+2,89% ao ano; enquanto em 2023 pagava IPCA+6,58% ao ano.”

Uma carteira para aposentadoria também pode ter previdência privada, fundos imobiliários, ações que paguem bons dividendos e renda fixa para liquidez.

“É importante lembrar de diversificar os investimentos, pois isso diminui os riscos e melhora o potencial de rentabilidade ao longo do tempo, diz Mariana.

Posso sacar o dinheiro antes do vencimento?

A data de vencimento do título do Tesouro IPCA+ 2045 é 15 de maio de 2045. Isso significa que se o investidor aguardar esse prazo, ele irá receber exatamente o previsto, que é a rentabilidade prefixada contratada, mais a inflação medida pelo IPCA do período.

Porém, se precisar, o investidor consegue resgatar o dinheiro antes do vencimento. Afinal, de acordo com as regras do Tesouro Direto, em caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional garante sua recompra pelo seu valor de mercado.

Porém, segue um alerta. O valor de venda dependerá das condições de mercado no momento. Assim, se a taxa de juros subir, o valor do título pode cair, e vice-versa. A esse movimento se chama marcação a mercado.

Por isso, para minimizar o risco de perdas, é recomendável que o investidor “case” o seu objetivo com o prazo de resgate. Assim, caso realmente esteja planejando se aposentar em 2045, a compra do título é recomendável. Mas se não tem certeza de quando pretende fazer o resgate, ou, ainda, se quer fazer o resgate em um curto prazo, o Tesouro IPCA+ não é recomendável.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tesouro Direto


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS