Lula na COP27, anúncio de ministros e o texto final da PEC da Transição. Veja o que esperar do resto da semana

Presidente eleito renovará compromissos contra desmatamento e também cobrará mais liderança, ambição e solidariedade dos países mais responsáveis por aquecimento global

Pessoas passam em frente a uma parede iluminada com o sinal da COP27 durante a cúpula do clima COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Foto: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Pessoas passam em frente a uma parede iluminada com o sinal da COP27 durante a cúpula do clima COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Foto: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Em seu aguardado discurso nesta quarta-feira (16), na COP27, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve dizer que segurança alimentar e segurança climática estão conectadas — e que é preciso enfrentar a crise do clima de modo a combater a pobreza e a fome. Veja a agenda de Lula na COP27.

Lula deve repetir em Sharm el-Sheikh o que falou na Avenida Paulista, em 31 de outubro — que quer tirar o Brasil do mapa da fome. Na COP27, ele dirá que fará isso colocando o país e a economia no trilho do baixo carbono. Cobrará também liderança, mais ambição e solidariedade real dos países mais responsáveis pela emergência climática aos mais vulneráveis e sem recursos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Lula com Rodrigo Pacheco: Bolsa Família e teto de gastos

Na terça-feira (15), Lula defendeu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), retirar por quatro anos o valor do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) do teto de gastos, regra que limita o aumento das despesas à inflação.

Lula e Pacheco conversaram reservadamente por cerca de 15 minutos, onde participam da COP27.

Últimas em Política

A discussão de retirar o valor do Bolsa Família do teto está sendo feita pela equipe de Lula que elabora a PEC da Transição.

Texto final da PEC da Transição

O mercado financeiro se animou na segunda com a possibilidade de o Congresso aprovar uma expansão de despesas menor do que a esperada para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Mas o relator do Orçamento de 2023, Marcelo Castro (MDB-PI), saiu a campo e reforçou que o acordo fechado com a equipe de transição para retirar as despesas do Auxílio Brasil do teto de gastos está mantido.

Em razão de especulações sobre a PEC da Transição, o mercado aguarda a divulgação do texto final. Em entrevista ao canal de TV CNN Brasil na noite de terça (15), o deputado federal José Guimarães, vice-presidente do PT, disse que não é possível apresentar o texto sem que se tenha chegado a um acordo firme com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o relator-geral do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).

Daí que essa divulgação do texto final da PEC da Transição deve atrasar um dia em relação ao inicialmente previsto.

Negociações da PEC da Transição concentram atenções do mercado na semana. Investidores, como você, estão preocupados com tamanho e prazo da regra que permitiria furar o teto de gastos. Pontos-chave para acompanhar ainda essa semana

Quarta (16)

  • 10h30 – EUA: Vendas no varejo, relativas a outubro

Quinta (17)

  • 7h – Zona do Euro: Inflação ao Consumidor, relativa a outubro
  • 10h30 – EUA: Pedidos de auxílio-desemprego

Sexta (18)

  • 12h – EUA: Venda de moradias usadas

Incertezas para a Bolsa

As primeiras indicações sobre os rumos fiscais e econômicos do governo Lula foram mal-recebidas pelo mercado local. O Ibovespa teve perdas nas quatro primeiras sessões da semana passada – 7,09% em reais e 11,83% em dólares. Profissionais do mercado começaram a especular, então, se uma melhora no ambiente de negócios dos Estados Unidos poderia beneficiar ou elevar a concorrência para a bolsa local.

No mundo dos fundos

Genoa Capital

No segundo episódio do videocast No Mundo dos Fundos, a gestora que atraiu R$ 13,5 bilhões em investimentos em apenas dois anos e meio explica sua estratégia. Além disso, você fica sabendo como interpretar o cenário econômico para achar as melhores oportunidades de investimento.

Pra ficar de olho!

Renda fixa pós-Eleições

Entenda os impactos da eleição na renda fixa. Quais títulos podem ser beneficiados com a vitória do Lula? Saiba mais na reportagem de Isabella Carvalho.

Tesouro Direto💸

A remuneração dos títulos atrelados à inflação está acima de 6% ao ano mais IPCA, nível bem atraente. É hora de aproveitar?

Lula lá na COP27

Na agenda, pronunciamento e lançamento da ‘Carta da Amazônia’, além da candidatura brasileira para sediar a COP30. Veja na reportagem do Valor Econômico.

Real digital🔥

Uma série de reportagens sobre o Real Digital despertou o interesse da audiência da Inteligência Financeira. A inovação começa a ter desdobramentos já em 2023. Não leu?

É Pix! É Pix! É Pix Pix Pix!🥳

Amanhã, quarta (16), o Pix completa dois anos. Veja os números que confirmam seu sucesso – um spoiler: o pix tem 138 milhões de usuários entre pessoas e empresas.

Só na IF

Em destaque

Como Howard Schultz quer restaurar a ‘alma’ da Starbucks?

Grandes empresas se unem para restaurar, conservar e preservar 4 milhões de hectares de florestas nativas. Conheça a ‘Biomas’.

Como o mercado avalia o balanço do 3º trimestre do banco Itaú Unibanco?

Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú: “O banco preza pela sustentabilidade no longo prazo e pela criação de valor”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS