Lula desembarca na África em busca de acordos bilaterais e soluções para guerra entre  Israel e Hamas

O presidente participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Cairo, capital do Egito, pouco antes das 4h (horário de Brasília) desta quarta-feira (14).

Segundo informações do Itamaraty, durante sua estadia no Egito, Lula se reunirá com o presidente egípcio Abdel Fatah Al-Sisi para abordar a escalada de tensões na região do Oriente Médio, especialmente o conflito entre Israel e o Hamas.

Além das questões geopolíticas, o presidente brasileiro buscará fortalecer os laços bilaterais. Antes de embarcar, na terça-feira (13), Lula afirmou que quer retomar o potencial da parceria com a África.

“O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa parceria”, afirmou o presidente, em publicação no X, antigo Twitter.

Lula embarcou ontem da Base Aérea de Brasília por volta das 14h. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que assumirá o exercício da presidência com Lula fora do país, acompanhou a partida. Nas redes sociais, Alckmin postou uma foto em que aparece de mãos dadas com Lula em frente ao avião da Presidência da República.

De acordo com agenda oficial da Presidência, Lula tem compromissos no Egito hoje e amanhã. Depois, o petista viajará para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

Esta será a segunda viagem de Lula ao continente africano durante o terceiro mandato. Em agosto de 2023, o petista visitou países como África do Sul, onde participou de uma cúpula do Brics, e Angola.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia a seguir

Leia a seguir