- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Lula abre 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e terceira via encolhe, mostra pesquisa BTG/FSB
Lula abre 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e terceira via encolhe, mostra pesquisa BTG/FSB
A terceira rodada da pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (30) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a sua vantagem na disputa pela Presidência da República. O petista saiu de 41% para 46% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará a reeleição, permaneceu com 32%.
Este foi o primeiro levantamento BTG/FSB após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Com a saída do tucano da corrida presidencial, a chamada terceira via encolheu de 17% para 13% do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) é o melhor colocado do bloco, com 9%. Simone Tebet (MDB) aparece com 2%, seguida de André Janones (Avante), com 1%. Os demais postulantes alcançaram 1%. Já indecisos, brancos e nulos somaram 8%.
“Ao contrário do que muitos imaginavam, a desistência de nomes da chamada terceira via tem reforçado a polarização entre Lula e Bolsonaro. Quando Moro saiu, Bolsonaro cresceu. Agora, com a saída de Doria, foi a vez de Lula ganhar terreno”, destaca Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.
A sondagem mostra também que 80% dos eleitores de Lula estariam com a decisão tomada contra 20% que cogitam mudar o voto. O cenário é parecido entre os eleitores de Bolsonaro (79% x 20%). Já entre os que declaram voto em Ciro, 55% admitem trocar de candidato. O índice é ainda maior entre os apoiadores de Tebet (63%).
Bolsonaro é o mais rejeitado; Simone Tebet é pouco conhecida
No recorte sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, o presidente Jair Bolsonaro aparece com a maior rejeição (59%). Em seguida estão Ciro Gomes (49%) e Lula (43%). Simone Tebet tem apenas 28% de rejeição. Apesar disso, 59% dos eleitores declaram não conhecer a senadora do MDB.
Lula amplia margem no segundo turno
No cenário mais provável do segundo turno da disputa presidencial, Lula também ampliou a vantagem de Bolsonaro. O petista subiu de 52% para 54%, enquanto o atual presidente caiu de 37% para 35%.
Lula ainda levantagem contra Ciro (49% x 27%) e Tebet (53% x 24%). Em uma eventual disputa entre Ciro e Bolsonaro, o pedetista está na frente (47% x 36%). Já o confronto entre o mandatário e Tebet fica equilibrado (39% x 39%).
Avaliação do governo fica igual
Assim como a intenção de voto, a avaliação do governo Bolsonaro ficou estável: 29% de ótimo/bom, 20% de regular e 50% de ruim/péssimo. A taxa de aprovação do presidente também permaneceu igual, em 35% de aprova e 60% de desaprova.
O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022. A margem de erro
é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Leia a seguir