Eleito, Lula recebe presidente da Argentina e fala com líderes de EUA e França
Além de se encontrar com o presidente da Argentina, Lula falou por telefone com Emmanuel Macron e Joe Biden
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se engaja em sua agenda de diplomacia internacional no período de transição ao governo. Na tarde desta segunda-feira (31), o vencedor das eleições recebeu em um almoço o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em um hotel em São Paulo.
Fernandez parabenizou Lula pela eleição. Em postagem nas redes sociais, o presidente argentino disse que “[o povo do Brasil] se expressou livre e democraticamente. Democraticamente, elegeram um extraordinário líder latino-americano. Preservar a democracia é a primeira coisa que devemos fazer, e cuidar da vontade popular é fundamental para pensar o progresso da América Latina”.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Encontro do presidente da Argentina com Lula
De acordo com o jornal “La Nación”, é a primeira vez que Alberto Fernández viaja ao Brasil desde que assumiu o cargo, em 2019. A relação entre o mandatário argentino e Jair Bolsonaro nunca foi amistosa — as rusgas diplomáticas do Brasil com o país vizinho aumentaram durante a pandemia, muito porque as administrações divergem politicamente. Fernández é um peronista, considerado à esquerda.
De acordo com a campanha de Lula, o encontro reuniu mais autoridades do governo argentino. Daniel Sciolli, ex-vice-presidente argentino esteve no encontro, além do ex-chanceler e ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que assumiu a pasta durante os governos Lula.
Últimas em Política
No dia da eleição, a Inteligência Financeira esteve na coletiva em que Lula afirmou que pretende reforçar laços com países vizinhos da América Latina. Ele pretende “reconstruir” o bloco econômico do Mercosul, além da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). Outro compromisso do petista é se reaproximar do Chile, sob governo do esquerdista Gabriel Boric.
Lula conversa com Macron e Biden
Ainda segundo a campanha do presidente eleito, Lula vem mantendo conversas com mais líderes internacionais. O petista conversou na tarde desta segunda com os presidentes Emmanuel Macron, da França, e Joe Biden, dos Estados Unidos.
Macron postou um trecho da conversa nas redes sociais. Primeiramente, o presidente francês parabenizou Lula pela vitória, algo que já havia feito pelo Twitter. “Estamos vivendo um dia muito feliz pois conseguimos reviver a democracia”, afirmou Lula a Macron.
Já a ligação de Lula a Joe Biden durou cerca de 20 minutos. Oficialmente, os dois trataram sobre preservação do meio ambiente e a ampliação da cooperação entre os dois países. Logo após as eleições, o presidente americano parabenizou Lula pela vitória sobre Jair Bolsonaro.
Mais lideranças internacionais conversam com Lula
Além de Biden, Macron e Fernández, Lula vem mantendo diálogos desde ontem com mais líderes:
- Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha
- Antônio Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, primeiro-ministro e presidente de Portugal, respectivamente
- Miguel Diaz-Canel, presidente de Cuba
- António Manuel de Oliveira Guterres, secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU)
- Gabriel Boric, presidente do Chile
- Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia
- Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha