Datafolha: Lula tem 51% contra 20% de Bolsonaro entre jovens de capitais
Instituto divulga pesquisa geral da corrida presidencial nesta quinta-feira
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa para a Presidência da República entre adolescentes e jovens de 12 capitais, aponta pesquisa do Datafolha, publicada no portal “UOL”. O petista tem 51%, ante 20% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, e 12% do pedetista Ciro Gomes.
O instituto fez perguntas sobre eleição e política a pessoas de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 de julho, numa pesquisa à parte de seu levantamento periódico sobre a corrida presidencial, que está sendo realizado nesta semana em todo o país e será divulgado na tarde desta quinta-feira (28).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Nesta pesquisa com jovens, foram ouvidos 935 eleitores desta faixa etária em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022.
Últimas em Política
Segundo a reportagem, o resultado é semelhante com o aferido nacionalmente na rodada anterior da pesquisa ampla do Datafolha, ainda que os levantamentos não possam ser diretamente comparáveis. Isso porque, em junho, o estrato mais jovem da amostra daquela pesquisa, de 16 a 24 anos, apontava Lula com 54%, Bolsonaro com 24% e Ciro, com 10%. Esse grupo representa 15% da população.
O levantamento de agora, feito em separado, mostra também os demais candidatos: André Janones (Avante) tem 2%, Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Não pontuam Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo).
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado é questionado sobre sua preferência sem ter uma lista de candidatos à mão, Lula tem 41% de citações, Bolsonaro, 17%, e Ciro, 3%. Aqui, 25% dizem não saber ainda em quem votarão e 13%, que não apoiarão ninguém, segundo o “UOL”.