‘A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos infensos ao estado democrático de direito’, diz Rosa Weber, presidente do STF
Rosa Weber destacou que o edifício-sede do STF, patrimônio histórico da humanidade, foi severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, disse, em nota divulgada neste domingo (8), que a Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinguentes infensos ao estado democrático de direito.
Rosa Weber destacou que o edifício-sede do STF, patrimônio histórico da humanidade, foi severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas. O mesmo ocorreu no Congresso e no Palácio do Planalto. As sedes dos três poderes foram vilipendiadas, disse Weber.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Já o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), escreveu em uma publicação no Twitter: “Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!”
Alexandre de Moraes é o relator do inquéritos das fake news (INQ 4.781) e das milícias digitais (INQ 4.874), nos quais a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou uma petição em que requer uma série de medidas judiciais em resposta aos atos golpistas deste domingo (8/1) na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Últimas em Política
Um dos pedidos é o de prisão em flagrante de todos os envolvidos na depredação dos prédios públicos, inclusive a do ex-secretário de segurança do Distrito Federal Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro.
O ministro Luís Roberto Barroso, também do STF, afirmou que o “terrorismo é a vitória do mal e do crime disfarçados de ideologia. Dia de luto para as pessoas de bem de qualquer credo político. A Justiça virá. E os Deuses da democracia protegerão as instituições e cobrirão de vergonha os criminosos que procuram destruí-la”.
Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!
— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 8, 2023