15 frases de Lula que marcaram a semana: Brasil pode ser a 6ª maior economia do mundo e outras

O presidente Lula reafirmou neste sábado (15) que vai levar o Brasil à posição de 6ª maior economia do mundo. Na quarta, ele fez pela primeira vez a afirmação, durante evento internacional no Rio de Janeiro

Após semana de tensão para o governo, com críticas sobre a política fiscal e turbulência no mercado financeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou neste sábado (15) que vai levar o Brasil à posição de 6ª maior economia do mundo até o fim do mandato.

Em publicação na rede social X (ex-Twitter), disse que conseguiu levar o país de volta ao 8º lugar, mas até o fim do mandato chegará à 6ª posição. Segundo ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil terminará o ano de 2024 como a oitava maior economia do mundo. O ranking é liderado por Estados Unidos, seguido por China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido e França.

“Anotem aí: nós vamos chegar a 6ª economia do mundo. Chegamos em 2011, depois caímos para 12ª e eu já trouxe de volta para a 8ª posição. E até o final do meu mandato vamos chegar a 6ª”, escreveu em seu perfil oficial na rede social.

Na quarta-feira (12), Lula já havia dito que o Brasil pode se tornar a sexta maior economia do mundo. A afirmação foi feita durante o FII PRIORITY Rio de Janeiro, evento do FII Institute, patrocinado pelo maior fundo soberano da Arábia Saudita.

Após o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, o país tornou-se a oitava maior economia do planeta, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Confira alguns destaques do discurso de Lula nesta quarta-feira:

Economia em alta

“Contrariando as expectativas pessimistas, nosso PIB cresceu 2,5% nos últimos 12 meses.”

“Caminhamos para ser a oitava maior economia do mundo neste ano.”

“Até o final do mandato podemos voltar a ser a sexta economia mundial, como fomos em 2011.”

“Estamos arrumando a casa e colocando as contas públicas em ordem para assegurar equilíbrio fiscal.”

“O aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros permitirão a redução do déficit sem comprometer a capacidade de investimento público.”

“Mas sabemos que a economia não existe no vácuo. O mercado não é uma entidade abstrata apartada da política e da sociedade. Nada disso se sustenta sem estabilidade política e social.”

“De nada adianta construir ilhas de prosperidade cercadas de miséria. Muito dinheiro na mão de poucos significa fome, doença, analfabetismo e criminalidade.”

Investimento em energia limpa e tecnologia de ponta

“Fizemos a opção pelos biocombustíveis há 40 anos, muito antes que a discussão sobre alternativas a combustíveis fósseis ganhasse tração.”

“Há alguns dias inauguramos a maior planta de etanol de segunda geração do mundo. Fomos os pioneiros e continuamos na vanguarda da bioenergia.”

“Isso nos coloca em vantagem para ocupar espaços em outros nichos importantes como o da produção do hidrogênio verde e de minerais críticos.”

“O Brasil tem potencial para se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do mundo. E temos grandes reservas de minerais estratégicos como nióbio, grafite, níquel e terras raras.”

“A condição de mero exportador de matérias-primas não nos convém; podemos produzir localmente aço verde e componentes de baterias elétricas”.

“Os veículos elétricos são o motor do atual renascimento da indústria automotiva brasileira.”

 “Não queremos simplesmente instalar maquiladoras. Somos perfeitamente capazes de produzir peças e componentes no país.”

“Vamos elaborar um plano nacional sobre inteligência artificial, que vai mapear a infraestrutura de processamento necessária para atender áreas estratégicas.”

Leia a seguir

Leia a seguir