Nippon Steel e U.S. Steel processam governo dos EUA por bloqueio de fusão de US$ 14 bi

O processo contesta o que classificaram como uma violação da garantia constitucional do devido processo legal, dos requisitos processuais estatutários e de influência política ilegal

A Nippon Steel e a U.S. Steel anunciaram que estão processando o governo dos Estados Unidos devido à decisão de bloquear a compra da siderúrgica americana pela empresa japonesa em um negócio avaliado em US$ 14,1 bilhões.

As duas empresas afirmaram, assim, ter entrado com uma ação no Tribunal de Apelações do Circuito do Distrito de Columbia, nos EUA.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O processo contesta o que classificaram como uma violação da garantia constitucional do devido processo legal, dos requisitos processuais estatutários e de influência política ilegal.

A ação pede ao tribunal que anule a ordem de bloqueio do presidente Joe Biden e a revisão do acordo proposto pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês).

Últimas em Negócios

Uma segunda ação foi movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Oeste da Pensilvânia contra a Cleveland-Cliffs, o diretor-presidente da empresa, o brasileiro Lourenço Gonçalves, e o presidente do sindicato United Steelworkers (USW), David McCall.

Do que se trata a 2ª ação da U.S. Steel

Dessa maneira, a ação alega ações ilegais e coordenadas destinadas a impedir a transação e a tentar minar a capacidade da U.S. Steel de competir.

Bem como a capacidade da Nippon Steel de fornecer aço fabricado nos EUA para consumidores americanos.

Com o objetivo de manter a U.S. Steel sob controle americano, Biden bloqueou o acordo da Nippon Steel após o CFIUS passar meses revisando-o por possíveis riscos à segurança nacional.

Em uma ordem na sexta-feira, a Casa Branca determinou que as empresas abandonassem o acordo dentro de 30 dias, a menos que o CFIUS concordasse em estender o prazo.

A Nippon Steel e a U.S. Steel afirmaram que as ações legais são necessárias para proteger seu direito de prosseguir com a transação “livre de interferências políticas ilegais e anticompetitivas”.

Há pouco, as ações da U.S. Steel subiam 4,04% no pré-mercado da Bolsa de Nova York (Nyse).

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS