Nippon Steel e U.S. Steel processam governo dos EUA por bloqueio de fusão de US$ 14 bi

O processo contesta o que classificaram como uma violação da garantia constitucional do devido processo legal, dos requisitos processuais estatutários e de influência política ilegal

A Nippon Steel e a U.S. Steel anunciaram que estão processando o governo dos Estados Unidos devido à decisão de bloquear a compra da siderúrgica americana pela empresa japonesa em um negócio avaliado em US$ 14,1 bilhões.

As duas empresas afirmaram, assim, ter entrado com uma ação no Tribunal de Apelações do Circuito do Distrito de Columbia, nos EUA.

O processo contesta o que classificaram como uma violação da garantia constitucional do devido processo legal, dos requisitos processuais estatutários e de influência política ilegal.

A ação pede ao tribunal que anule a ordem de bloqueio do presidente Joe Biden e a revisão do acordo proposto pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês).

Uma segunda ação foi movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Oeste da Pensilvânia contra a Cleveland-Cliffs, o diretor-presidente da empresa, o brasileiro Lourenço Gonçalves, e o presidente do sindicato United Steelworkers (USW), David McCall.

Do que se trata a 2ª ação da U.S. Steel

Dessa maneira, a ação alega ações ilegais e coordenadas destinadas a impedir a transação e a tentar minar a capacidade da U.S. Steel de competir.

Bem como a capacidade da Nippon Steel de fornecer aço fabricado nos EUA para consumidores americanos.

Com o objetivo de manter a U.S. Steel sob controle americano, Biden bloqueou o acordo da Nippon Steel após o CFIUS passar meses revisando-o por possíveis riscos à segurança nacional.

Em uma ordem na sexta-feira, a Casa Branca determinou que as empresas abandonassem o acordo dentro de 30 dias, a menos que o CFIUS concordasse em estender o prazo.

A Nippon Steel e a U.S. Steel afirmaram que as ações legais são necessárias para proteger seu direito de prosseguir com a transação “livre de interferências políticas ilegais e anticompetitivas”.

Há pouco, as ações da U.S. Steel subiam 4,04% no pré-mercado da Bolsa de Nova York (Nyse).

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir