Alvo de boicoite, Carrefour (CRFB3) pode ter desabastecimento de carne no Brasil?
Os frigoríficos de carne bovina, incluindo JBS, decidiram boicotar a entrega do produto às lojas do grupo francês no Brasil desde a noite de quinta-feira
Embora o Carrefour Brasil (CRFB3) não tenha confirmado o a interrupção de fornecimento de carne por parte de alguns grandes frigoríficos, o Citi acredita ser improvável que os frigoríficos imponham uma suspensão extensa à grande rede de supermercados no Brasil. O país responde por metade do lucro operacional da varejista no mundo.
No fim de semana o Carrefour Brasil afirmou ser “improcedente a alegação de desabastecimento”. Segundo apurou a reportagem do Valor, os frigoríficos de carne bovina, incluindo o JBS (JBSS3), decidiram boicotar a entrega do produto às lojas do grupo francês no Brasil desde a noite de quinta-feira.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O movimento de retaliação responde à declaração do diretor-presidente global Alexandre Bompard, na quarta-feira, de que a rede não vai mais comprar carne de países do Mercosul para comercializar na França, num contexto associado à proposta em andamento de um acordo de livre comércio.
Segundo os analistas do Citi, a declaração do Carrefour Brasil, de não há “nenhuma dependência material de qualquer um de nossos fornecedores individuais para os produtos que vendemos…”, contrasta com o noticiário relacionado ao JBS, que responde por cerca de 80% do fornecimento de carne para o Carrefour no Brasil.
Últimas em Negócios
“Temos que monitorar se outros fornecedores relevantes decidem aderir ao boicote”, diz o relatório assinado por João Pedro Soares e Felipe Reboredo, mencionando que é improvável uma grande suspensão, dado o tamanho do Carrefour no Brasil.
O banco avalia ainda que a rede de supermercados esteja com os estoques praticamente garantidos para o quarto trimestre. De toda forma, o banco não descarta reações negativas no mercado acionário.
O Citi tem recomendação neutra para as ações do Carrefour Brasil, com preço-alvo de R$ 9,30. A ação fechou o último pregão negociada a R$ 6,64.
Com informações do Valor Econômico