IF Hoje: Mercado ajusta expectativas com dados do payroll e balanço de 100 dias de Lula 3

Antes da próxima reunião do Fed, em 3 de maio, haverá a divulgação dos dados de inflação do IPC (esta semana) e do PCE, no fim do mês

Diante da divulgação realizada no feriado, os mercados acionários de Estados Unidos e do Brasil poderão, enfim, repercutir os dados do payroll da última sexta-feira (7), apesar de muitos investidores já tendo adotado posições defensivas como precaução para um resultado supostamente fora do esperado.

O relatório de empregos, no entanto, veio praticamente em linha com a projeção do mercado, em todos os quesitos, corroborando os indicadores da semana passada que já apontavam para uma desaceleração do mercado de trabalho americano.

Foram 236 mil vagas abertas contra a média de 334 mil dos últimos seis meses.

Os investidores agora ficarão atentos às falas dos dirigentes do Fed antes da próxima reunião, em 2 de maio. Antes disso, no entanto, e ainda nessa semana, os dados oficiais de inflação ao consumidor nos Estados Unidos podem reforçar as apostas sobre o rumo da política de juros americana.

Lula III: 100 dias

Na véspera de viajar para a China, o presidente Lula vai realizar uma cerimônia para apresentar seus feitos no marco que celebra os 100 primeiros dias de governo.

Certamente ele falará sobre a retomada dos seus principais programas sociais e políticas públicas de combate à desigualdade e a fome, além de ter elevado o orçamento para o programa Minha Casa, Minha Vida, e reincluir a faixa 1, para cidadãos de baixa renda.

Em conversas com jornalistas, na última quinta-feira (6), Lula afirmou que agora vislumbra a estabilidade da economia como prioridade, cumprimento de metas, dar credibilidade, estabilidade e previsibilidade ao ambiente para receber investimentos.

Sobre os substitutos dos ministros Ricardo Lewandowsky e Rosa Weber, no STF, que se aposentam neste ano, Lula disse que ainda não escolheu os nomes e nem tem compromisso com a indicação de alguém.

Feriado

Feriado bancário de Páscoa em toda a Europa além de Hong Kong, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.

Agenda do dia

Inflação ao consumidor (IPC) e ao produtor (IPP) na China de março que será divulgada à noite. Veja aqui a projeção para os índices inflacionários que serão divulgados ao longo da semana.

No Brasil, terá inflação pelo IGP-DI, além da produção de veículos a ser divulgada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), às 9h.

Mercado na quinta-feira

Na última quinta-feira (6) o Ibovespa fechou em queda de 0,16%, aos 100.821 pontos, em um dia no qual os investidores tiveram posições mais defensivas diante do feriado e dos dados de emprego nos Estados Unidos.

Leia a seguir

Leia a seguir

O dólar fechou em alta de 0,17%, cotado a R$ 5,0576.

No acumulado da semana o Ibovespa caiu 0,93% enquanto o dólar recuou 0,22%.