Lula promete Petrobras mais atuante no Rio e investimentos em óleo e gás
Em encontro com prefeito e governador do Rio de Janeiro, Lila disse que Petrobras 'vai voltar a funcionar' no estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta segunda-feira (6), no Rio, investir nas indústrias naval e de óleo e gás. O tema costuma ser uma das principais demandas do Estado na relação com o governo federal.
“Quero dizer a vocês que não apenas eu voltei [ao Rio]. A Petrobras vai voltar a funcionar aqui no Rio de Janeiro. O BNDES vai voltar a fazer investimento no setor produtivo deste país”, disse Lula, durante cerimônia de inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, na zona norte do Rio.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“A gente vai voltar a construir navio outra vez nos estaleiros aqui do Rio. E a gente vai recuperar a indústria de óleo e gás neste país, além de outros projetos importantes que vamos ter para implantar no Rio”, completou o presidente.
Esta é a primeira ida de Lula ao Rio no novo mandato e inaugura a sequência de viagens programadas do presidente pelos Estados. Mais cedo, ele participou da posse de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES.
Lula se encontrou com prefeito e governador do Rio
Na agenda com o prefeito Eduardo Paes (PSD), esteve presente também o governador Cláudio Castro (PL), que, apesar de apoiador de Jair Bolsonaro (PL), vem buscando se afastar do bolsonarismo e se aproximar de Lula.
“A gente tem demonstrado aqui no Rio essa maturidade de trabalhar junto. Esse diálogo é o que está fazendo o Rio evoluir tanto”, afirmou Castro.
O prefeito levou consigo, para a inauguração, quase todo o secretariado, incluindo os três petistas que assumiram na semana passada cargos no primeiro escalão municipal. Deputados de diferentes matizes políticos também prestigiaram.
No palco, ao lado de Lula, Paes e Castro, sentaram-se a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Em sua fala, o presidente aproveitou para fazer elogios ao SUS e ataques ao antecessor.
“Vocês não fazem ideia da satisfação, independente de crença política, da gente voltar a ter um presidente da República visitando o Rio de Janeiro, somando forças”, disse o prefeito.
Lula acusa Bolsonaro de ‘negativismo’ sobre vacina
Além das promessas envolvendo a indústria, Lula destacou a importância de um centro de Saúde como o inaugurado hoje, que oferece serviços especializados.
“O povo pobre até tem acesso a uma UPA, às primeiras consultas, mas quando o médico pede para ele visitar algum outro especialista ele não tem. Espera oito meses, um ano, às vezes até morre sem ter o atendimento do especialista”, observou.
Ainda sobre a saúde, voltou a criticar a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia. “Nós tivemos nos últimos tempos a maior campanha que já vi alguém fazer de negativismo de uma vacina. Nunca fui capaz de imaginar que um presidente poderia mentir tão descaradamente sobre vacina”, disse. “O governo é responsável por pelo menos metade das pessoas que morreram de covid.”