Lucro da Alibaba cai pela metade; Mercado Livre aumenta vendas no Brasil

Veja um resumo dos principais balanços corporativos

Centro de Distribuição do Mercado Livre. Foto: Silvia Costanti/Valor
Centro de Distribuição do Mercado Livre. Foto: Silvia Costanti/Valor

A Alibaba registrou lucro líquido de 22,7 bilhões de yuans (US$ 3,39 bilhões) no primeiro trimestre fiscal, uma queda de 49,6% na comparação anual. As receitas do conglomerado chinês somaram 205,5 bilhões de yuans (US$ 30,6 bilhões) entre abril e junho, mantendo estabilidade sobre o mesmo período de 2021.

“Após meses de abril e maio relativamente fracos, vimos recuperação dos nossos negócios em junho”, diz Daniel Zhang, diretor-presidente, em nota. “Estamos confiantes nas oportunidades de crescimento no longo prazo com nossa base de clientes de alta qualidade e diversificação no modelo de negócios.”

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A companhia destaca que a estabilidade nas receitas aconteceu pelo recuo de 1% nas vendas na China, a 141,9 bilhões de yuans (US$ 21,1 bilhões), compensada parcialmente pela alta de 2% nas vendas internacionais, a 15,4 bilhões de yuans (US$ 2,3 bilhões) e de 10% em serviços de nuvem, a 17,6 bilhões de yuans (US$ 2,64 bilhões).

Já a redução no lucro líquido, explica a Alibaba, decorreu principalmente da perda com investimentos que possuí em companhias de capital aberto. Retirando tais efeitos, o lucro líquido no período teria sido de 30,2 bilhões de yuans (US$ 4,51 bilhões), uma queda de 30% na comparação anual.

Mercado Livre

O Mercado Livre apurou lucro líquido de US$ 123 milhões no segundo trimestre, avanço de 79,8% ante um ano antes. A receita líquida alcançou US$ 2,6 bilhões, avanço de 53% em dólares e 57% em moeda constante. No Brasil, as vendas totais subiram 18,6%.

eBay

O eBay teve prejuízo de US$ 531 milhões no segundo trimestre, ou US$ 0,95 diluído por ação, em comparação com o lucro do ano anterior de US$ 10,73 bilhões. A receita recuou para US$ 2,4 bilhões, abaixo dos US$ 2,67 bilhões vistos um ano antes.

Ultrapar

A Ultrapar, dona da Ipiranga, da Ultragaz e da Ultracargo, fechou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 460 milhões, o que reverte o prejuízo de R$ 18 milhões um ano antes. O desempenho positivo da Ipiranga ajudou o resultado. A receita líquida do grupo somou R$ 37,4 bilhões, avanço de 31% na base anual, com melhora em todos os negócios. A teleconferência está agendada para as 11h.

Prio

A Prio (ex-PetroRio) teve lucro líquido de US$ 141,3 milhões no segundo trimestre, alta de 78% ante um ano antes. A receita líquida praticamente dobrou para o valor recorde, segundo a companhia, de US$ 377 milhões. Às 15h, tem a teleconferência de resultados.

Totvs

A Totvs registrou lucro líquido de R$ 129 milhões no segundo trimestre, alta de 64% em relação ao mesmo período de 2021. A empresa de tecnologia viu a sua receita líquida crescer 30,2% no período, somando R$ 914,6 milhões. Às 11h, a empresa fala dos resultados.

Tegma

A Tegma Gestão Logística teve lucro atribuído de R$ 30,5 milhões no segundo trimestre, alta de 26% na base anual. A receita líquida avançou 28,5% na base anual, para R$ 304,5 milhões. A companhia faz teleconferência as 15h. O conselho da companhia aprovou a distribuição de R$ 24,6 milhões em proventos, cerca de R$ 0,37 por ação. Do total, R$ 18,4 milhões são dividendos intercalares e R$ 6,1 milhões são juros sobre o capital próprio (JCP). O pagamento será realizado em 18 de agosto aos acionistas posicionados no dia 8.

Lojas Quero-Quero

A Lojas Quero-Quero teve prejuízo líquido atribuído de R$ 4,3 milhões no segundo trimestre, revertendo o lucro de R$ 15,9 milhões um ano antes. A receita líquida cresceu 12% no comparativo anual, para R$ 556,1 milhões. A teleconferência começa as 9h. A companhia anunciou que Flávio Benício Jansen Ferreira foi nomeado presidente do conselho de administração.

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