Ticker: o que é esse código e para que ele serve?
Todas as ações negociadas na Bolsa de Valores têm um código, que ajuda o investidor a acompanhar o preço e o histórico. Saiba mais sobre como usar o ticker no Glossário IF.
O universo das ações é cheio de particularidades. Há uma imensidão de tipos de ações, vários termos em inglês aos quais devemos nos adaptar. Ticker, por exemplo. Para quem está chegando, tudo pode ser intimidador.
Uma coisa que os iniciantes na Bolsa de Valores demoram um pouco a entender são os nomes das ações. Eles são compostos por um monte de letrinhas e números. A ação da Ambev, por exemplo, é ABEV3. A do Itaú é ITUB4. E assim por diante. Esse código tem um nome: ticker. Ele existe pra facilitar a sua vida.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ticker é o código que representa o nome da ação na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Em geral, ele é composto por quatro letras e um número. É como se fosse um apelido para ajudar na identificação. As letras representam a razão social da empresa. Já os números definem o tipo de ação.
E para que serve o ticker? Para facilitar a visualização e a consulta sobre um ativo, principalmente nas plataformas de investimento. Se você quiser, por exemplo, ter acesso ao gráfico de uma ação específica, vai precisar inserir o ticker onde a plataforma indicar. Simples assim.
Os números mais comuns são:
- O três (3), que indica que aquela ação se trata de uma ação ordinária, aquelas em que você se torna parte do conselho da empresa, um acionista;
- O quatro (4), que indica as preferenciais, que é quando você tem a preferência quando a empresa resolver distribuir os seus lucros;
- E o onze (11) que indica as units, ou seja, pacotes de ações negociadas em conjunto, que podem conter tanto as ordinárias quanto as preferenciais.
Outros números usados, apesar de menos comuns, são:
- Um (1), que dá direito à subscrição de ação ordinária;
- Dois (2), que representa o direito de subscrição a uma ação preferencial;
- Cinco (5), seis (6), sete (7) e oito (8) que servem para ações preferenciais das classes A, B, C, D;
- Nove (9), utilizado para recibo de subscrição de ação ordinária;
- Dez (10), que é usado para subscrição de ação preferencial.
Saiba mais sobre o ticker e como usá-lo no Glossário IF!