B3 (B3SA3) vai voltar a fechar mais tarde a partir de novembro; entenda como vai funcionar

Bolsa volta a fechar mais tarde com término do horário de verão nos EUA; confira os novos horários da B3 a partir de novembro

B3 volta a fechar mais tarde a partir de novembro. Foto: Divulgação
B3 volta a fechar mais tarde a partir de novembro. Foto: Divulgação

Administradora da bolsa de valores do Brasil, a B3 (B3SA3) anunciou nesta quarta-feira (9) novos horários de funcionamento a partir de novembro. A bolsa vai voltar, assim, a fechar mais tarde, em decorrência do fim de horário de verão nos Estados Unidos e na Europa.

O mercado vai continuar a abrir às 10h, como ocorre atualmente. As negociações na B3 à vista e a termo têm de encerrar às 18h de acordo com o novo cronograma.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A venda e compra de opções, apesar de começar às 10h, tem call de fechamento às 18h15. Enquanto isso, a negociação de ativos futuros, como futuro do Ibovespa (FUTIND) ou índice mini (WINFUT) fecha completamente às 18h30.

Entenda os novos horários da B3 a partir de novembro

A B3 voltará a fechar mais tarde porque vai seguir o fim dos horários de verão nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Últimas em Ibovespa

O fim do horário de verão nos Estados Unidos significa que as bolsas de Nova York encerram o pregão às 17h. Contudo, a bolsa brasileira, que está apenas uma hora adiantada, precisa adiar o horário de encerramento para 18h, pois fecha junto com a NYSE.

Assim, a partir de 4 de novembro, um dia após o fim do horário de verão nos EUA, a B3 volta a fechar somente às 18h conforme o novo horário. Seguirão este horário de fechamento operações de contratos futuro e de opções e operações estruturadas, além de venda e compra de commodities, ações e dólar.

Contudo, a bolsa deve abrir para negociações futuras envolvendo o índice DAX, de Frankfurt, e do Euro Stoxx 50 das 9h00 às 13h30. O novo horário da B3 para esse tipo de contrato deve entrar em vigor em 28 de outubro, com o fim do horário de verão em Londres e em Frankfurt.

Negociação de ETF de renda fixa

Conforme o ofício da B3, a negociação de ETFs de renda fixa também ganha novo horário a partir de 4 de novembro.

Enquanto a compra e venda oficial de cotas de fundos de índice de renda variável começa oficialmente às 10h05 e termina às 17h55, para ETFs de Tesouro Selic, IPCA+, entre outros índices de renda fixa, as negociações têm início 9h45 e término às 16h55.

Assim, a B3 também informa que “o call de fechamento dos ETFs de renda fixa terá seu horário estendido em 15 minutos” para acompanhar o término de compra e venda das NTN-Bs. O call termina às 17h15.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em B3


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS