Hapvida se destaca e ganha 121 mil novos usuários em junho

Analistas veem os dados com cautela. Desses 121 mil novos usuários da companhia, 89 mil foram para a NotreDame Intermédica (GNDI) e 32 mil para Hapvida

Executivos da Hapvida comemoram abertura de capital da empresa / Foto: Divulgação
Executivos da Hapvida comemoram abertura de capital da empresa / Foto: Divulgação

O setor de planos de saúde encerrou o mês de junho com quase 49,8 milhões de usuários, o que representa um aumento de 250 mil pessoas com o benefício em relação ao mês imediatamente anterior. O destaque foi para a Hapvida, que fechou 121 mil novos contratos em junho, ou seja, quase a metade do crescimento de todo o setor, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Analistas do mercado ponderam que esse crescimento deve ser visto com cautela, uma vez que está bem acima das projeções e é comum a ANS fazer revisões em seus indicadores nos meses seguintes, quando vai recebendo dados atualizados das operadoras.

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“Observamos que esse desempenho implicaria um crescimento de até 238 mil vidas no trimestre, o que é muito maior do que a expectativa de consenso de cerca de 90 mil para todo o segundo trimestre. Dito isso, levaríamos esse número com cautela, já que historicamente a ANS apresentou muitas revisões para cima e para baixo nesses números. Além disso, a maioria dos maiores players apresentou crescimento tímido em sua base de beneficiários, enquanto a Central Nacional Unimed (CNU) perdeu 25 mil beneficiários no mês”, destaca relatório do Itaú BBA. Os bancos BTG e Citi fazem as mesmas observações em seus relatórios.

Desses 121 mil novos usuários da companhia, 89 mil foram para a NotreDame Intermédica (GNDI) e 32 mil para Hapvida. As operadoras fizeram uma fusão, mas mantém suas marcas. Na sequência das principais adições vem Bradesco Saúde com 14 mil beneficiários, SulAmérica (12 mil), Porto Seguro (10 mil), Unimed Belo Horizonte (9 mil) e Amil (7 mil).

O Citi destaca em seu relatório que as atividades comerciais da Amil e CNU estão perdendo força no trimestre, “o que pode sustentar a visão de um ambiente competitivo mais benigno daqui para frente”.

Segundo o Citi, o mercado de planos de saúde por adesão permaneceu estável no segundo trimestre, apesar de grandes players terem perdido participação, com redução de 6,3 mil vidas no segundo trimestre.

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