Natura (NTCO3): governos não resolverão sozinhos piora do clima e das desigualdades
Em comunicado, Natura reafirma compromissos ESG meses antes da COP30 e logo depois de EUA anunciarem saída do Pacto de Paris
Uma das primeiras empresas B do Brasil, a Natura (NTCO3) soltou um comunicado nesta terça-feira (21) para reafirmar seu compromisso com pautas ambientais e sociais. A empresa é conhecida por suas iniciativas de proteção da biodiversidade e promoção da diversidade e igualdade.
Dessa forma, o texto foi divulgado após o anúncio da saída dos Estados Unidos do Pacto de Paris, o que pode impor dificuldades para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), COP 30. O evento ocorre em Belém (PA).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, a Natura (NTCO3) menciona que “diante do recrudescimento da crise climática e das injustiças sociais, é urgente agirmos conjuntamente e de forma consistente”.
Então, a empresa diz ainda que desafios sociais e ambientais “não serão resolvidos apenas por governos ou organismos multilaterais, sem que a sociedade civil e o setor empresarial se mobilizem”.
Últimas em ESG
Metas da NTCO3
Nesse sentido, a Natura tem como uma de suas metas reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa em suas instalações até 2030. E compensar 100% das emissões remanescentes de toda a operação.
Dessa maneira, a empresa promete ter 100% das cadeias críticas de fornecimento livres de desmatamento. Assim, esse objetivo deve ser finalizado ainda este ano para a cadeia direta de compra de palma, soja, papel e álcool.
Agenda ESG em 2025
Dessa forma, coluna recente de Renato Eid na Inteligência Financeira analisou que 2025 tem tudo para ser o ano da prática ESG no Brasil. Então, o especialista informa que o País fez avanços importantes recentemente. E indica que agora é o momento de consolidação. Mas Eid faz uma ponderação importante no texto
“Assim, 2024 foi um ano marcado por avanços significativos. Embora não na velocidade ideal ou no ritmo necessário para assim pavimentar o caminho para realizações ainda mais concretas em 2025”. Para ler o texto, clique aqui. Vale lembrar que Renato é líder de estratégia Beta & Investimento Responsável na Itaú Asset.