Copom sobe juros em 0,25 p.p., para 10,75%

Decisão sobre juros do Copom foi comunicada na noite desta quarta-feira, depois de o Fed anunciar a queda de 0,50 pp para os EUA.

Integrantes do Copom, que decidem a taxa Selic no Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Integrantes do Copom, que decidem a taxa Selic no Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (18) subir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. Com isso, a Selic avança para o patamar de 10,75% ao ano.

Assim, deve ser inaugurado um novo ciclo monetário no país, de alta dos juros. Anteriormente, em julho, o BC já havia pausado o ciclo de queda da Selic, iniciado em agosto de 2023. À época, a taxa básica de juros estava em 13,75%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A decisão do Copom foi comunicada depois de o Fed anunciar a queda de 0,50 ponto percentual na taxas de juros dos Estados Unidos. Com isso, a economia americana passa a ter juros anuais no intervalo de 4,75% e 5%.

Segundo o Focus desta semana, a projeção para os juros básicos no fim de 2024 segue em 11,25%. Contudo, a previsão da taxa para o encerramento de 2025 aumentou de 10,25% para 10,50%.

Últimas em Economia

Comunicado

O comunicado do Copom aponta que o ambiente externo “permanece desafiador”. O texto cita “momento de inflexão do ciclo econômico nos Estados Unidos. Assim, há “dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed”.  

Além disso, o Comitê avalia que “uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribui para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária”, complementa o comunicado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Copom


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS