Inflação americana (CPI) sobe 0,1% em março, abaixo do esperado; alta anual é de 5%
CPI foi divulgado na manhã desta quarta-feira (12)
O Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos (CPI-U) subiu 0,1% em março em uma sazonalidade base ajustada, depois de aumentar 0,4% em fevereiro. Nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens aumentou 5,0% antes do ajuste sazonal.
O núcleo da inflação, que desconsidera alimentos e energia, subiu 0,4% no mês. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5,6%. Os dados são do Bureau of Labor Statistics dos EUA e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (12).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Abaixo da expectativa
Os números vieram levemente abaixo do esperado. As projeções do mercado eram de alta de 0,2% na inflação de março e de 5,2% no acumulado de 12 meses. Os núcleos foram estimados para alta de 0,4% em março e 5,6% no ano.
Setores
O item moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal, com alta de 0,6%, e compensou uma queda acentuada no índice de energia, que caiu 3,5% no mês. O índice de alimentação ficou estável. Já os serviços de assistência médica caíram 0,3% em março.