Inflação americana (CPI) sobe 0,1% em março, abaixo do esperado; alta anual é de 5%

CPI foi divulgado na manhã desta quarta-feira (12)

Ruas da Times Square, centro de compras, distante cerca de 6 km de Wall Street, mercado financeiro em Nova York - Foto: James Ting/Unsplash
Ruas da Times Square, centro de compras, distante cerca de 6 km de Wall Street, mercado financeiro em Nova York - Foto: James Ting/Unsplash

O Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos (CPI-U) subiu 0,1% em março em uma sazonalidade base ajustada, depois de aumentar 0,4% em fevereiro. Nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens aumentou 5,0% antes do ajuste sazonal.

O núcleo da inflação, que desconsidera alimentos e energia, subiu 0,4% no mês. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5,6%. Os dados são do Bureau of Labor Statistics dos EUA e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (12).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Abaixo da expectativa

Os números vieram levemente abaixo do esperado. As projeções do mercado eram de alta de 0,2% na inflação de março e de 5,2% no acumulado de 12 meses. Os núcleos foram estimados para alta de 0,4% em março e 5,6% no ano.

Setores

O item moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal, com alta de 0,6%, e compensou uma queda acentuada no índice de energia, que caiu 3,5% no mês. O índice de alimentação ficou estável. Já os serviços de assistência médica caíram 0,3% em março.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS