PCE: núcleo da inflação dos EUA sobe 4,4% no trimestre em leitura final, acima da expectativa

PIB do 4° trimestre também foi divulgado e avançou 2,6%

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos teve alta de 3,7% no último trimestre de 2022, confirmando a segunda leitura do dado. Já o seu núcleo, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, subiu 4,4%, acima da alta de 4,3% da estimativa passada.

Por fim, o consumo pessoal de americanos mostrou ganho de 1% no quarto trimestre. Esse foi o dado que sofreu maior revisão, após avançar 1,4% na segunda leitura.

PIB sobe abaixo do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA registrou alta de 2,6% no quarto trimestre de 2022, em base anualizada, de acordo com a terceira e última leitura do indicador divulgada há pouco pelo Departamento do Comércio.

O dado veio um pouco abaixo da leitura anterior de 2,7%, mesmo número estimado por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.

O PIB do quarto trimestre desacelerou em relação ao do terceiro trimestre, que ficou em 3,2%, refletindo uma queda nas exportações e um recuo dos gastos do consumidor e também dos governos locais.

Leia a seguir

Leia a seguir