Inflação alta é grande desafio, principalmente nos preços de alimentos e energia, diz Lagarde, presidente do Banco Central Europeu

Christine Lagarde reiterou que BC europeu deve elevar a taxa referencial de juros em julho em 0,25 ponto porcentual

Christine Lagarde, presidente do BCE (Foto: Michael Probst/AP)
Christine Lagarde, presidente do BCE (Foto: Michael Probst/AP)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reconheceu hoje que a alta da inflação é um grande desafio, uma vez que as pressões inflacionárias se ampliaram e se intensificaram, principalmente nos preços de alimentos e energia. Segundo ela, os riscos à inflação são principalmente ascendentes e a aceleração nas expectativas inflacionárias exige “muita atenção”.

Em entrevista coletiva para comentar a decisão de política monetária do BCE, Lagarde reiterou que a autoridade monetária deve elevar a taxa referencial de juros em julho em 0,25 ponto porcentual (pp) e disse ser apropriado elevar novamente o custo do empréstimo em setembro. “As três taxas referenciais de juros devem subir em setembro, mas a calibragem do aumento será dependente dos dados e do cenário para inflação”, comentou.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Lagarde observou ainda que o aumento da taxa de juros em julho não deve ter efeito imediato na inflação.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS