Indicador de tendência de emprego melhora em abril após cinco baixas seguidas

Perspectivas mais positivas no setor de serviços e na indústria puxaram a alta

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 4,5 pontos em abril, para 79,5 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (81,8 pontos).

Essa foi a primeira alta após cinco meses seguidos de queda. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 1,0 ponto, para 76,5 pontos.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Depois de cinco meses de queda, o IAEmp voltou a subir em abril. A melhora no mês precisa ser contextualizada porque o indicador continua em patamar baixo e foi puxada pelo setor de serviços, que foi mais impactado por ondas da pandemia, como no início em 2022, e que ainda tem espaço para recuperação. O principal desafio nos próximos meses será a manutenção desse resultado positivo que dependerá da melhora do ambiente macroeconômico”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, em comentário no relatório.

Em abril, os sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O principal destaque foi o Indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços e da Indústria, que contribuiu com 1,6 e 1,2 ponto respectivamente.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Emprego


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS