Estado de SP volta a obrigar o uso de máscaras no transporte público com aumento da covid-19

Uso de máscaras no transporte público é recomendado para todas as cidades do estado de São Paulo

Governo de SP volta a obrigar uso de máscara no transporte público (Foto: Edilson Dantas / O Globo)

O uso de máscaras no transporte público vai voltar a ser obrigatório a partir de sábado no Estado e cidade de São Paulo. Governo e prefeitura seguem a orientação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra a covid-19 e devem formalizar a medida em decreto que será publicado amanhã.

Embora o decreto seja estadual, a obrigatoriedade do uso no transporte público deve ser referendada pelos demais municípios.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em nota, o governo paulista recomenda que a medida seja adotada por todos as cidades do estado de São Paulo e reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar mais proteção contra o coronavírus.

O comunicado reforça ainda que a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado.

Aumento nos casos de covid

O conselho justifica a medida pelo aumento expressivo na transmissão da covid-19 nas últimas semanas “que se reflete principalmente nos indicadores de internações em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações”.

A taxa de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) também sobe acentuadamente e, segundo o conselho começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Saúde


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS