Quais pistas as empresas de tecnologia poderão dar sobre a chance de recessão?

Temporada de balanços do segunda trimestre está no radar dos investidores

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

Se uma recessão estiver chegando em um futuro próximo, as empresas de tecnologia estarão muito à frente da curva. O índice Nasdaq precedeu o mercado de baixa do S&P 500, um índice mais amplo, e os executivos de tecnologia foram alguns dos primeiros a alertar sobre os perigos do aumento das taxas de juros do Federal Reserve e do enfraquecimento dos gastos do consumidor.

É possível que as empresas de tecnologia sejam, como as famílias, cada uma infeliz à sua maneira. Mas mesmo assim, elas podem ser como os canários na mina de carvão para os desafios econômicos futuros. Aqui estão algumas pistas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A IBM, que divulga os números nesta segunda-feira, está colhendo frutos de um programa de reestruturação e prevê um crescimento impressionante. O executivo-chefe, Arvind Krishna, disse há três meses que os gastos com TI ultrapassarão o crescimento econômico neste ano em 4 a 5 pontos percentuais. Será interessante ver se isso se manteve no segundo trimestre, quando as taxas de juros mais altas e a inflação mais rápida em 40 anos entraram em ação.

Os números de assinantes estarão em foco para a Netflix, que divulga na terça-feira. Se a inflação está forçando as famílias a cortar gastos discricionários, os serviços de TV podem ficar na berlinda.

Para a Tesla, que divulga na quarta-feira, o que se deve observar será como os confinamentos de pessoas por causa da covid-19 na China afetaram os resultados. A empresa fornece um indicador útil de como a produção geral pode ter sido atingida, bem como a demanda, já que a segunda maior economia do mundo é uma base de fabricação da Tesla e um de seus maiores mercados.

A Meta Platforms, controladora do Facebook, e a Apple fornecerão mais pistas na próxima semana. Comparar o que as empresas de tecnologia dizem com as previsões do Fed, que parecem estar se inclinando para uma alta de 0,75 ponto em 27 de julho, pode dar uma ideia melhor se teremos ou não um pouso suave.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS