Demissões nas empresas de tecnologia: o que está acontecendo?

Só nos últimos meses, mais de 150 mil pessoas que trabalham nesse setor perderam seus empregos

As empresas de tecnologia estão fazendo muitas demissões. E eu não tô exagerando. Segundo a Forbes, nos últimos meses, essas empresas mandaram embora mais de 150 mil funcionários.

A Microsoft demitiu 5% dos funcionários, mais ou menos 10 mil pessoas. A Alphabet, que é a dona do Google, mandou 12 mil pessoas embora. Várias outras empresas estão nessa onda: o Twitter, a Amazon, a Meta, do Facebook, Salesforce, a lista é bem longa.

E por que essas demissões estão acontecendo? É um apocalipse no mundo da tecnologia? Bom, existem algumas explicações.

Demissões são para reduzir custos

As empresas dizem que estão reduzindo as equipes porque elas precisam reduzir custos. E precisam reduzir os custos porque o mundo todo está passando por um período de baixo crescimento econômico.

E olha, essa última parte é verdade. A economia de vários países está andando de lado.

Mas se é verdade o que as empresas estão dizendo, então por que várias delas estão investindo uma bela grana? A Microsoft disse que vai injetar US$ 10 bilhões de dólares na OpenAI, a empresa que faz o ChatGPT, aquela ferramenta assustadora de inteligência artificial.

Além disso, também é verdade que as empresas de tecnologia em geral tiveram recordes de geração de receita nos últimos anos. Ou seja, conseguiram ganhar muito dinheiro. Isso quer dizer que agora elas estão no vermelho, que nem a Lojas Americanas? Não.

Empresas de tecnologia contrataram muita gente

A revista Forbes analisou as demissões e descobriu que quase um terço dos cargos dos demitidos são da área de recursos humanos. E por que isso é importante? Porque hoje em dia, existem muitas ferramentas que automatizam o que as pessoas da área de RH fazem.

Outra coisa importante saber é que durante a pandemia essas empresas também contrataram muita gente.

Isso sugere que talvez as big techs tenham crescido rápido demais e agora estejam cortando os custos.

E por que isso é importante para você, investidor? Bom, porque as empresas de tecnologia hoje em dia movimentam uma boa parte da economia mundial. E essas idas e vindas afetam também o preço das ações delas na Bolsa de Valores.

Então, fique sempre de olho no que essas gigantes tecnológicas estão fazendo. E tomara que elas parem de mandar gente embora, né? Chega, pessoal, tá bom já!

Leia a seguir

Leia a seguir