CVM lança aplicativo para simular investimentos, empréstimos e até aposentadoria

A calculadora pode ser baixada gratuitamente

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou esta semana a Calculadora do Investidor, um aplicativo que permite simulações rápidas, a partir de informações básicas de investimentos, financiamentos, empréstimos, aposentadoria e fluxo de caixa. Neste primeiro momento, a ferramenta só está disponível para iPhones e sistemas Android.

De acordo com a autarquia, o aplicativo funciona até mesmo em celulares mais simples, um esforço para ampliar o público usuário e atingir mais inclusão da educação financeira. Para usar a calculadora, não é preciso fazer login. Ela também funciona off-line, ou seja, mesmo quando não há internet disponível no aparelho.

“A Calculadora do Investidor pode ser utilizada por qualquer pessoa, até mesmo por quem não tem familiaridade alguma ou dificuldades com matemática financeira. Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta universal, acessível e inclusiva, permitindo que o cidadão tenha visão real e compreensível de sua vida financeira de maneira simples e fácil”, afirma, em nota à imprensa, Thiago Salinas, analista da Superintendência de Proteção e Orientação ao Investidor da CVM e desenvolvedor do aplicativo.

E não são contemplados apenas cálculos mais complexos para decisões mais importantes. A ferramenta tem também função para o dia a dia, como separar conta de restaurante por pessoa e considerar os 10% de cada uma.

A ideia é que a ferramenta seja útil na disseminação da educação financeira, sobretudo nas escolas. Segundo os desenvolvedores, ela é fácil de usar e intuitiva. Para as famílias, há funções que ajudam a organizar as contas mensais.

“A CVM está proporcionando a substituição dos modelos tradicionais de calculadoras financeiras, que são exclusivos para quem entende do assunto, por uma ferramenta inclusiva, democrática e gratuita, distribuída pelo Governo Federal, e que pretende ser universal”, completa, em comunicado, Andréa Coelho, Chefe da Divisão de Educação Financeira e Superintendente Interina de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM.