EUA: CPI de maio fica estável ante abril e sobe 3,3% na base anual, abaixo do esperado

O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, também veio melhor que as estimativas do mercado

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de maio ficou abaixo do esperado pelo consenso em todas as suas leituras. Segundo o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês), o CPI de maio ficou estável em relação a abril, abaixo da alta esperada de 0,1%. Na base anual, o CPI americano subiu 3,3%, abaixo dos 3,4% registrados em abril e do consenso.

O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, subiu 0,2% em maio na base mensal, abaixo dos 0,3% registrados em abril e do consenso de mesmo tamanho. Já a taxa anual do núcleo ficou em 3,4% em maio, abaixo dos 3,6% de abril e do consenso de 3,5%.

Segundo o BLS, o índice de moradia continuou subindo 0,4% em maio, pelo quarto mês consecutivo, anulando a queda do preço na gasolina. O índice de alimentos subiu 0,1% em maio e o índice de energia caiu 2%, pressionado pelo recuo de 3,6% no índice de gasolina.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir