Brasil está em posição privilegiada para investimentos globais, diz diretor da Itaú Asset

País é destino dos emergentes, diz Eduardo Camara Lopes, que estreia coluna na IF

Camara Lopes, da Itaú Asset: " 'Coisas' andam mais que 'dinheiros' em uma crise inflacionária” — Foto: Silvia Zamboni/Valor
Camara Lopes, da Itaú Asset: " 'Coisas' andam mais que 'dinheiros' em uma crise inflacionária” — Foto: Silvia Zamboni/Valor

O cenário nebuloso que vem se formando na economia global pode ser uma oportunidade para o Brasil atrair investimentos do mercado financeiro. Em meio a nuvens carregadas de inflação, recessão e enfrentamento – físico e econômico – entre países, o mercado brasileiro pode ser um oásis para quem busca o potencial de valorização típico de emergentes.

“O Brasil está em uma posição privilegiada como poucas vezes esteve antes”, disse o diretor de investimentos da Itaú Asset, Eduardo Camara Lopes, em painel num evento on-line para investidores, a Money Week, realizado pela EQI Investimentos.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Ele explicou que a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia acabou por tirar o país do mapa de investimentos em emergentes e as recentes sanções da China contra empresas americanas tornou seu mercado “inóspito” para alguns investidores.

Com a inflação em alta, Camara diz que é natural que os investidores busquem por investimentos reais, como o mercado imobiliário e de commodities.

” ‘Coisas’ andam mais que ‘dinheiros’ em uma crise inflacionária. O Brasil é privilegiado nesse ponto porque tem isso a oferecer. Geopoliticamente também temos uma ambiguidade que nos favorece: não somos nem a favor dos Estados Unidos e nem da China. Estamos em uma posição privilegiada para receber recursos”, disse o executivo.

Eleição preocupa?

E as atribulações das eleições presidenciais? Camara não vê a disputa com preocupação do ponto de vista dos investimentos, apesar do natural grau de incerteza que envolve o pleito.

“Ganhando candidato ‘A’ ou candidato ‘B’, vai fazer pouca diferença. Estamos destinados a receber esses recursos que circulam nos mercados financeiros, salvo se houver uma grande besteira. Se não fizermos uma grande besteira, vamos receber recursos do exterior nos próximos 24 a 36 meses.”

Apesar do destino parecer bem desenhado de forma otimista para o Brasil, o executivo pondera que o jogo não está ganho. “Estamos muito bem posicionados no ambiente global, mas somos craques em perder oportunidades”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Itaú BBA


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS