- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Europa sobem com maior expectativa por corte de juros do BCE
Bolsas da Europa sobem com maior expectativa por corte de juros do BCE
Os principais índices acionários europeus encerraram o último pregão da semana em alta firme, com o aumento das expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) acelere o ritmo de cortes de juros após dados econômicos fracos da zona do euro.
O índice Stoxx 600 fechou em alta de 1,18%, a 508,48 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,92%, a 19.322,59 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, escalou 1,38%, para 8.286,08 pontos, e o CAC 40, de Paris, subiu 0,58%, para 7.255,01 pontos.
No acumulado da semana, o DAX subiu 0,53%, o FTSE 100 avançou 2,76% e o CAC 40 teve queda de 0,20%.
“Enquanto o mercado tem precificado a possibilidade de menos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve [Fed, o banco central dos EUA], uma outra discussão tem se acirrado sobre se o BCE precisa acelerar o ritmo de afrouxamento”, diz o Rabobank. “O conjunto desanimador de dados do índice de gerentes de compras (PMI) desta manhã adicionou combustível a este debate”, afirma o banco, em relatório.
Dados fracos
Os dados mostraram um declínio acentuado na atividade empresarial da zona do euro e na Alemanha. O PMI dos setores industrial e de serviços do Reino Unido também caiu, assim como as vendas no varejo britânico de novembro.
Os investidores também avaliam as chances de o Banco da Inglaterra (BoE) cortar as taxas de juros mais rapidamente no próximo ano após dados fracos da economia britânica, enquanto que para a decisão de dezembro a expectativa é por manutenção da taxa.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir