Banco da Inglaterra eleva juros em 0,50 ponto percentual, para 2,25% ao ano
Decisão havia sido adiada por causa da morte da rainha Elizabeth 2ª
O comitê de política monetária do Bank of England (o BC britânico ou BoE) elevou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual para 2,25%, informou na manhã desta quinta-feira a autoridade monetária.
A medida visa levar a inflação – atualmente em 9,9% – para a meta de 2%. Cinco dos nove integrantes do comitê votaram pelo aumento de 0,50 ponto percentual, enquanto um membro votou por uma elevação de 0,25 ponto e outros três votaram por uma alta mais forte, de 0,75 ponto.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Segundo comunicado divulgado pela autoridade monetária, o comitê também votou por unanimidade para reduzir o estoque de títulos do governo do Reino Unido. O BC pontuou que a incerteza em torno das perspectivas para os preços de energia do Reino Unido caiu após os anúncios de medidas do governo, incluindo uma garantia de preço de energia.
Essa garantia, ainda segundo o banco, deverá limitar significativamente novos aumentos no CPI e reduzir sua volatilidade. “No entanto, as contas de energia ainda vão subir e, combinado com os efeitos indiretos do aumento dos custos de energia, a inflação deverá permanecer acima de 10% nos próximos meses, antes de começar a cair.”
Ainda de acordo com a autoridade monetária, o mercado de trabalho britânico segue apertado e os custos internos e as pressões sobre os preços permanecem elevados. Após a decisão, o rendimento do Gilt de dez anos subiu, a 3,321%, de 3,297% do último fechamento.