Alta dos combustíveis e da inflação, ações da Petrobras valorizadas

No Manhã Inteligente desta sexta (11/3), Isabella Carvalho e Victor Vietti conversaram sobre o aumento dos preços dos combustíveis, o aumento da inflação e das ações da Petrobras

Alta dos combustíveis e da inflação, ações da Petrobras valorizadas | Inteligência Financeira

No Manhã Inteligente desta sexta (11/3), Isabella Carvalho e Victor Vietti conversaram sobre aumentos: da inflação; dos preços de combustíveis e das ações da Petrobras.

Medida pelo IPCA, saiu hoje a inflação oficial que ficou em 1,01% para o mês de fevereiro e acumula alta de 10,54% em 12 meses. Ontem, quinta (10), as ações da Petrobras subiram enquanto as das companhias aéreas sofreram. Hoje, a Bolsa continua repercutindo estas informações e analistas já disseram que o reajuste da Petrobras vai afetar o varejo.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Também estão no radar do Manhã Inteligente de hoje as revisões, para cima, da inflação no Brasil e a expectativa de aumento nos preços também nos Estados Unidos. O dado atualizado sobre a inflação por lá sai ao meio-dia e vai mexer com os ânimos dos economistas do banco central americano, que na semana que vem se reúnem para discutir como os juros vão ficar. Aliás, na semana que vem, Europa, Brasil e EUA têm reuniões sobre juros em meio à guerra da Ucrânia e Rússia.

Quer saber como tudo isso reflete no seu bolso e nos seus investimentos? Assista ao Manhã Inteligente desta sexta!

IPCA acima da expectativa do mercado

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro ficou em 1,01%, acima da expectativa do mercado, de 0,95%. No ano, ficou em 10,54%, também superior à projeção de 10,50%. O mercado esperava uma alta de 0,95%, após a inflação subir 0,54% em janeiro ante dezembro.

Alta no preço dos combustíveis terá impactos no varejo

Consultorias agora preveem queda das vendas de combustíveis em 2022, com possível impacto para varejo como um todo. A Tendências Consultoria reduziu sua expectativa para o crescimento do varejo restrito (que não inclui veículos nem material de construção) de 1,1% para 0,7%. Já a LCA Consultores manteve sua projeção em 1,2%, mas com uma composição diferente: retração nos combustíveis e aumento maior em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.

Ações da Petrobras valorizadas na Bolsa

As ações da petroleira estatal, que vinham sofrendo nas últimas semanas com o aumento da diferença dos preços praticados no exterior e no mercado doméstico, responderam com forte elevação. A ação preferencial da Petrobras subiu 3,5%, para R$ 33,70.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS