Mercado hoje: Ibovespa cai e dólar fecha estável com juros dos EUA no radar

Investidores adotam postura conservadora enquanto pairam dúvidas sobre juros dos Estados Unidos

Pessoas observam painel eletrônico da da Bolsa de Valores, com gráfico do Ibovespa (Foto: Marco Ankosqui/Agência O Globo)

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (22) enquanto o clima de pessimismo continua afetando ativos de risco em todo o mundo. O índice recuou 0,98%, para 110.500 pontos. Já o dólar fechou estável, com desvalorização de 0,01% ante o real, negociado a R$ 5,1670.

O cenário segue frágil com a expectativa de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos, para controlar a inflação. Comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na semana passada renovaram o pessimismo, minando o apetite pelas ações e moedas de países emergentes, como o real.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Nos Estados Unidos, os principais índices acionários fecharam em forte queda. O Dow Jones perdeu 1,91% e o S&P 500 fechou em queda de 2,13%. Foi o pior pregão dos índices desde 16 de junho. O Nasdaq Composite caiu 2,55%. 

Ações de tecnologia caíram com o mercado esperando agressividade do Fed. As ações da Amazon caíram 3,6%, enquanto Netflix recuou 6,1% e os papéis da fabricante de semicondutores Nvidia caíram 4,6%.

Os investidores estão se antecipando a uma semana volátil enquanto aguardam os dados de inflação de julho nos Estados Unidos e o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, no simpósio de Jackson Hole, ambos na sexta. O evento costuma ser palco de grandes recados do banco central dos EUA sobre o caminho dos juros.

No Brasil, o mercado monitora também a primeira queda nas projeções do mercado do IPCA para 2023 em 19 semanas. Segundo o Relatório Focus, compilado pelo Banco Central, as estimativas dos agentes financeiros para a inflação oficial no ano que vem caíram para 5,33%, de 5,38%, interrompendo uma longa sequência de alta nas projeções. A inflação para 2022 também recuou, de 7,02% para 6,82%, na oitava queda semanal consecutiva. Já as expectativas para o IPCA em 2024 foram mantidas em 3,41%.

Destaques do Ibovespa 

A Americanas (AMER3) informou na noite da última sexta-feira que Sérgio Rial será seu próximo diretor-presidente a partir de 1º de janeiro de 2023. Rial foi presidente do Santander Brasil recentemente. O movimento das ações nesta segunda mostrou que o mercado gostou muito do anúncio: AMER3 disparou 22,49%.

Uma recuperação das ações da Petrobras (PETR3, PETR4) ajudou o Ibovespa a evitar queda mais forte. As ações ordinárias (PETR3) subiram 1,59%, enquanto as preferenciais (PETR4) fecharam em alta de 2,14%. 

Na ponta negativa, as ações da Vale (VALE3) caíram 1,46% e ajudaram a pressionar o Ibovespa. Usiminas (USIM5) recuou 2,2%, CSN (CSNA3) caiu 3,2% e Gerdau (GGBR4) perdeu 2,49%. 

A Ecorodovias assinou contrato de concessão de trinta anos de sua controlada indireta EcoRioMinas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trecho objeto do contrato é de 726,9 quilômetros, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. As ações da empresa fecharam em queda de 1,46%. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS