Dólar dispara na Argentina após indicação de nova ministra da Economia

A expectativa do mercado é de uma mudança nos rumos das decisões econômicas do país

Assim como no Itaú Unibanco, o euro segue como a moeda mais transacionada pelo terceiro mês consecutivo - Foto: Pixabay
Assim como no Itaú Unibanco, o euro segue como a moeda mais transacionada pelo terceiro mês consecutivo - Foto: Pixabay

O mercado reagiu negativamente à notícia de que Silvina Batakis é a nova ministra da Economia da Argentina, e nas primeiras horas de pregão o preço do dólar paralelo subiu 17% em relação ao preço finalizado na última sexta-feira, e atingiu patamar de 270 pesos para compra e 280 pesos para venda.

A alta de mais de 40 pesos em relação ao preço da última sexta faz com que a diferença entre o preço do dólar paralelo e do dólar oficial seja de 123%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A alta acontece após a troca na pasta da economia e a chegada de uma ministra com menor inclinação pró-mercado e maior alinhamento com a vice-presidente Cristina Kirchner, que vem criticando a política econômica do presidente Alberto Fernandéz, que focou sua gestão econômica em negociar com o Fundo Monetário Internacional e o Clube de Paris e aplicar algumas medidas de austeridade.

Com a troca no comando da economia, a expectativa do mercado é de uma mudança nos rumos das decisões econômicas do país.

Na semana passada, o Banco Central da Argentina (BCRA) fez modificações na política de acesso ao câmbio para restringir algumas operações em um momento em que o país enfrenta um aumento significativo nas importações e precisa aumentar suas reservas em moedas estrangeiras por conta do acordo com o FMI.

O governo restringiu o acesso ao câmbio para operações de bens de luxo, como carros de luxo e aviões, ao mesmo tempo que expandiu o acesso ao dólar para pequenas e médias empresas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS