Carrefour lidera varejo e GPA perdeu posição para Mateus em 2022

Carrefour teve faturamento quase duas vezes maior que o segundo colocado, Assaí Atacadista

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou hoje ranking nacional do setor de 2022, com liderança, pela sétima vez consecutiva, do Grupo Carrefour, com R$ 108,1 bilhões em vendas brutas no ano. O GPA, dono dos supermercados Pão de Açúcar, perdeu a terceira posição para o Grupo Mateus, após a segregação pelo GPA do braço do grupo colombiano Éxito.

O segundo colocado, depois do Carrefour, é o Assaí Atacadista, com faturamento de R$ 59,7 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição no ranking e ficou em terceiro, com vendas de R$ 24,6 bilhões. O GPA está em quarto (R$ 18,5 bilhões), e em quinto, o BH Supermercados (R$ 14 bilhões).

Em sexta e sétimo estão mais duas redes brasileiras: Muffato (R$ 12 bilhões) e Pereira (R$ 11,2 bilhões).

Depois da separação de Assaí e GPA, redes controladas pelo grupo Casino até o início deste ano, o Carrefour consolidou-se na liderança. No momento, o grupo enfrenta maior desgaste por conta da descoberta de passivos trabalhistas de R$ 2 bilhões, como informou o Valor na semana passada, e exposição negativa com novas investigações envolvendo possíveis comportamentos racistas em loja. O Carrefour soma em suas vendas a operação de atacado e varejo (Atacadão), que foi separada pelo Casino em 2021.

No caso do GPA, o controlador francês anunciou nova reestruturação de ativos com a cisão do Éxito, e a expectativa é que a transação seja concluída durante o primeiro semestre de 2023. Ao final, o grupo ficará com 13% do Éxito e o Casino com cerca de 34%.

Leia a seguir

Leia a seguir