Carrefour (CRFB3): Troca de hiper Big para Atacadão melhora venda; outras conversões estão abaixo

O Carrefour tem tido desempenho menor que o esperado com migração de hipermercado Big para hipermercado Carrefour

Loja da rede Atacadão, que pertence ao Carrefour (CRFB3). Foto: Divulgação/Carrefour Brasil
Loja da rede Atacadão, que pertence ao Carrefour (CRFB3). Foto: Divulgação/Carrefour Brasil

O presidente do Carrefour (CRFB3) no Brasil, Stéphane Maquaire, disse hoje em teleconferência de resultados de janeiro a março, que a migração de hipermercados Big para Atacadão leva a alta nas vendas rapidamente, durante o processo de conversão de lojas em andamento desde 2022, mas outras conversões estão com desempenho abaixo do previsto.

No plano de migração de pontos, há unidades de hipermercado do Big sendo transformadas em atacarejo do Atacadão. Ainda há unidades de hipermercado do Big virando hipermercados do Carrefour, e lojas do Maxxi Atacado se transformando em Atacadão.

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O Carrefour tem tido desempenho menor que o esperado com migração de hipermercado Big para hipermercado Carrefour.

A empresa mantem em discussão um plano de novas reformas de Carrefour em Atacadão, se entender que a mudança faz sentido.

Segundo o CEO, mesmo com essa questão relativa a algumas migrações “não se pode dizer que está tudo perdido”, porque a equipe tem trabalhado nas lojas com vendas abaixo do esperado.

O executivo ainda comentou o ambiente de concorrência mais acirrada com o aumento de inaugurações da companhia e da concorrência — no caso, a rede Assaí — e também de cadeias regionais, mas reforça que não mudou política de preços. Disse que foram abertas 100 lojas de Atacadão em 18 meses.

A empresa diz que deve ser feita a conversão de todas as 124 lojas restantes, do plano em andamento, até o final de junho de 2023, seis meses antes do planejado. O investimento total para as 124 conversões de lojas está dentro do previsto de R$ 1,9 bilhão anunciado no fechamento da transação.

De janeiro a março foram abertas 23 lojas convertidas em Atacadão, das quais 21 eram originalmente da atacadista Maxxi. Com isso, foi finalizada a conversão do formato Maxxi para Atacadão – das 58 lojas iniciais Maxxi, foram convertidas 46 em lojas Atacadão e 2 serão convertidas em Sam’s Club.

As 10 unidades restantes estão em processo de fechamento.

Ações trabalhistas da rede Big

O comando do Grupo Carrefour ainda disse hoje que tudo considerado “relevante”, em termos de passivos na rede Big, comprado dos vendedores Advent (sócio majoritário da rede) e Walmart (minoritário), “ficou” em 2022, disse Marcela bretas, diretora de relações com investidores.

A companhia ainda foi perguntada sobre as informações na imprensa relativas a ações trabalhistas pendentes na rede. O diretor financeiro, Eric Alencar, disse que a empresa sempre adota uma posição conservadora na análise e “tudo o que a empresa sabe está provisionado”.

O Valor publicou ontem que há acordos em andamento com empregados do Big, num total de mais de 500 processos e valor total dos processos de R$ 329 milhões. No começo do ano, o valor provisionado dessas ações era de R$ 17,8 milhões.

A empresa ainda informou que o Carrefour vai converter mais três hipermercados Carrefour em Atacadão, e que as aberturas de Atacadão neste ano estão sendo feitas com “mais cuidado” nesse ambiente de juros mais altos, e mais focado em “conversão de lojas”|, disse o CEO Stéphane Maquaire. Serão de 10 a 15 novas lojas orgânicas da rede neste ano.

“Vamos seguir com dinâmica de conversões de hiper em Atacadão se acharmos que vale ter um atacado no lugar”, disse ele.

De 146 hipermercados que existirão após a integração do Big, a rede vai transferir algumas lojas ao ano para Atacadão, para Sam’s Club ou fazer um “combo”.

A empresa ainda confirmou que deve fazer modelo “sale and leaseback (SLB)” com centros de distribuição, mas ele não deu detalhes. Logo, a rede deve vender centros e alugar de volta os imóveis, como forma de reduzir a sua alavancagem. O diretor financeiro afirmou que espera redução de endividamento no fim do ano — a relação entre dívida líquida e Ebitda ficou em 2,44 vezes, quase o dobro de um ano atrás por conta do aumento da dívida com a compra de Big, e pelo efeito da alta dos juros.

A ação da empresa abriu o pregão em alta, mas durante a teleconferência o papel virou, e ao fim da teleconferência caía 10,15%. O papel entrou em leilão neste fim da manhã e lidera as perdas do Ibovespa.

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