PIB do 3º trimestre deve reforçar cenário de crescimento forte da economia em 2024

As atenções dos investidores na semana também estarão voltadas para os rumos do pacote fiscal

Agro pode mostrar recuperação no PIB do 3º trimestre. Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Agro pode mostrar recuperação no PIB do 3º trimestre. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O calendário econômico de 2 a 6 de dezembro tem como destaque a divulgação do PIB do 3º trimestre de 2024. Os dados do desempenho da economia brasileira entre julho e setembro serão revelados pelo IBGE na terça (3) pela manhã.

Conforme o Bradesco, a expectativa é de crescimento de 1% em relação ao 2º trimestre. O banco projeta manutenção do ritmo de expansão do setor de serviços e aceleração da indústria.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A XP estima que o PIB tenha avançado 0,9% no 3º trimestre ante o trimestre anterior. A casa acredita na retomada da agropecuária após a queda observada entre abril e junho.

Por sua vez, o Itaú prevê alta de 0,6% na mesma base de comparação. Também com variação positiva do agro, puxada pelo aumento do abate de bovinos.

“Se confirmadas as nossas estimativas para o 3T, existe um ligeiro viés de alta para nossa projeção de crescimento no ano, atualmente em 3,2%”, sinaliza o banco.

Na última semana, antes do Itaú e dos números do PIB do 3º trimestre, Bradesco e XP revisaram para cima as perspectivas de expansão da economia no acumulado de 2024.

Nesse sentido, o Bradesco subiu a previsão de 3,1% para 3,5%. Enquanto a XP melhorou o prognóstico de 3,1% para 3,4%.

Corte de gastos e mudanças no Imposto de Renda

Simultaneamente, as atenções dos investidores no calendário econômico também estarão voltadas para a tramitação do pacote fiscal no Congresso.

Tudo indica que as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, serão discutidas separadamente no Parlamento.

Assim, o que envolve corte de gastos terá prioridade antes do recesso parlamentar. Entre as iniciativas do plano de contenção de Haddad que devem entrar primeiro na pauta estão:

  • Limitação do ganho real do salário-mínimo acima da inflação;
  • Ajuste no abano salarial para que o valor baixe de dois para um salário-mínimo e meio;
  • Restrição do pagamento de supersalários a agentes públicos.

as mudanças no Imposto de Renda devem ser avaliadas pelos parlamentares ao longo de 2025.

Sobretudo o aumento da faixa de isenção para R$ 5 mil. Bem como a taxação maior para quem tem rendimentos acima de R$ 50 mil mensais.

Calendário econômico – 2 a 6 de dezembro de 2024

Segunda (2)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (3)

09h00: PIB do 3º trimestre do Brasil (IBGE)

Quarta (4)

09h00: Produção industrial de novembro (IBGE)
15h45: Discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve
16h00: Livro Bege do Federal Reserve

Quinta (5)

Sem indicadores relevantes

Sexta (6)

10h30: Payroll/Dados de novembro do mercado de trabalho nos Estados Unidos

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS