Fed domina as atenções na semana com discursos e ata da decisão de juros nos EUA
Temporada de balanços do 1º trimestre de 2024 tem resultados financeiros de Nvidia e XP
A discussão em torno do rumo dos juros nos Estados Unidos estará mais uma vez no centro das atenções nesta semana que começa. A seguir, a Inteligência Financeira apresenta o calendário econômico com os indicadores e os assuntos para acompanhar entre 20 e 24 de maio.
Ou melhor, neste domingo (19) já tem agenda importante. O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Jerome Powell, discursa na formatura da Georgetown Law School.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Antes de tudo, esse evento está programado para 16h30. E como Powell testou positivo para covid e apresentava sintomas, a fala do chefão do BC estadunidense será transmitida em um vídeo pré-gravado.
Também neste domingo, às 22h15, tem divulgação da taxa de juros pelo Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês).
Últimas em Calendário econômico
Juros nos EUA
Então, reiterando que a política monetária americana dominará o foco nos próximos dias, a segunda reserva novas declarações de três dirigentes do Federal Reserve.
São eles Michael Barr, Christopher Waller e Philip Jefferson. O trio participa de eventos que podem ser acompanhados na página do Fed no YouTube.
Já na terça, Barr e Waller voltam a falar em compromissos oficiais.
Finalmente, na quarta, sai a ata da última decisão de juros nos Estados Unidos. O documento traz detalhes do anúncio de 1º de maio, quando o Fed renovou a taxa no intervalo de 5,25% a 5,50%.
Nesse sentido, com os últimos dados de emprego e inflação moderados, o mercado busca pistas sobre a confiança dos integrantes do Fed. Em outras palavras, se teremos corte dos juros ainda neste ano.
Enchentes no Rio Grande do Sul
Aqui no Brasil, na sequência do calendário econômico, a agenda de indicadores da semana será esvaziada. O foco seguirá assim nos desdobramentos das chuvas no Rio Grande do Sul.
Portanto, o Boletim Focus, na segunda, pode trazer ajustes nas principais projeções econômicas, como inflação, PIB, taxa Selic e cotação do dólar.
Além disso, sem data definida, a Receita Federal deve divulgar nos próximos dias a arrecadação do governo referente a abril.
Por último, na cena corporativa, Nvidia e XP divulgam balanços do 1º trimestre de 2024.
Calendário econômico – 20 a 24 de maio
Segunda (20)
08h25: Boletim Focus (Banco Central)
10h00: Discurso de Christopher Waller (Federal Reserve)
10h00: Discurso de Michael Barr (Federal Reserve)
11h30: Discurso de Philip Jefferson (Federal Reserve)
Terça (21)
10h00: Discurso de Christopher Waller (Federal Reserve)
12h45: Discurso de Michael Barr (Federal Reserve)
Balanços: XP (XPBR31)
Quarta (22)
15h00: Ata da última reunião de política monetária nos EUA (Federal Reserve)
Balanços: Nvidia (NVDC34)
Quinta (23)
Sem indicadores relevantes
Sexta (24)
08h30: Estatísticas do setor externo de abril (Banco Central)