Fed domina as atenções na semana com discursos e ata da decisão de juros nos EUA

Temporada de balanços do 1º trimestre de 2024 tem resultados financeiros de Nvidia e XP

Agente do mercado financeiro acompanha discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell - Foto: Brendan McDermid/Reuters
Agente do mercado financeiro acompanha discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell - Foto: Brendan McDermid/Reuters

A discussão em torno do rumo dos juros nos Estados Unidos estará mais uma vez no centro das atenções nesta semana que começa. A seguir, a Inteligência Financeira apresenta o calendário econômico com os indicadores e os assuntos para acompanhar entre 20 e 24 de maio.

Ou melhor, neste domingo (19) já tem agenda importante. O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Jerome Powell, discursa na formatura da Georgetown Law School.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Antes de tudo, esse evento está programado para 16h30. E como Powell testou positivo para covid e apresentava sintomas, a fala do chefão do BC estadunidense será transmitida em um vídeo pré-gravado.

Também neste domingo, às 22h15, tem divulgação da taxa de juros pelo Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês).

Juros nos EUA

Então, reiterando que a política monetária americana dominará o foco nos próximos dias, a segunda reserva novas declarações de três dirigentes do Federal Reserve.

São eles Michael Barr, Christopher Waller e Philip Jefferson. O trio participa de eventos que podem ser acompanhados na página do Fed no YouTube.

Já na terça, Barr e Waller voltam a falar em compromissos oficiais.

Finalmente, na quarta, sai a ata da última decisão de juros nos Estados Unidos. O documento traz detalhes do anúncio de 1º de maio, quando o Fed renovou a taxa no intervalo de 5,25% a 5,50%.

Nesse sentido, com os últimos dados de emprego e inflação moderados, o mercado busca pistas sobre a confiança dos integrantes do Fed. Em outras palavras, se teremos corte dos juros ainda neste ano.

Enchentes no Rio Grande do Sul

Aqui no Brasil, na sequência do calendário econômico, a agenda de indicadores da semana será esvaziada. O foco seguirá assim nos desdobramentos das chuvas no Rio Grande do Sul.

Portanto, o Boletim Focus, na segunda, pode trazer ajustes nas principais projeções econômicas, como inflação, PIB, taxa Selic e cotação do dólar.

Além disso, sem data definida, a Receita Federal deve divulgar nos próximos dias a arrecadação do governo referente a abril.

Por último, na cena corporativa, Nvidia e XP divulgam balanços do 1º trimestre de 2024.

Calendário econômico – 20 a 24 de maio

Segunda (20)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)
10h00: Discurso de Christopher Waller (Federal Reserve)
10h00: Discurso de Michael Barr (Federal Reserve)
11h30: Discurso de Philip Jefferson (Federal Reserve)

Terça (21)

10h00: Discurso de Christopher Waller (Federal Reserve)
12h45: Discurso de Michael Barr (Federal Reserve)
Balanços: XP (XPBR31)

Quarta (22)

15h00: Ata da última reunião de política monetária nos EUA (Federal Reserve)
Balanços: Nvidia (NVDC34)

Quinta (23)

Sem indicadores relevantes

Sexta (24)

08h30: Estatísticas do setor externo de abril (Banco Central)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Macroeconomia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS