BB Seguridade (BBSE3) pode manter nível de pagamento de dividendos em 2023, diz CFO

Companhia apresentou maior lucro desde IPO e CEO destaca 'resultado construído em bases sólidas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A BB Seguridade (BBSE3) pode manter em 2023 o nível de pagamentos de dividendos visto no ano passado, acima de 90% do lucro líquido. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da holding, Rafael Sperendio, em coletiva, “obviamente essa é uma decisão do conselho, mas temos excesso de caixa nas companhias e se não tiver nenhum imprevisto podemos manter o nível [de ”payout”] do ano passado”.

Sperendio explicou que “historicamente, a companhia mantém pagamento de proventos entre 80% a 90% do lucro, e, no contexto geral, estamos mais para a ponta de cima do intervalo”. Conforme o CEO da BB Seguridade, Ulisses Assis, o primeiro trimestre mostrou resultados robustos, com o maior lucro para os três primeiros meses do ano desde a abertura de capital há 10 anos. “O resultado construído em bases muito sólidas, com crescimento de 35% de prêmios [de seguros] e sinistralidade bem menor em relação ao primeiro trimestre de 2022, com queda de 16 pontos percentuais para 29%.”

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Previdência deve fortalecer carteira da BB Seguridade em 2023, diz CFO

O executivo destacou ainda que a previdência privada registrou uma captação líquida de R$ 1,9 bilhão, “um montante maior do que o visto em todo o ano de 2022”. Na avaliação de Assis, a previdência terá um ano potencialmente melhor em 2023 na comparação com o período anterior em termos aumento de vendas, queda de resgates e crescimento da captação líquida.

“A gente tem uma dinâmica de vendas mais forte neste ano. Além disso, índices de resgate são levemente menores. E temos uma expectativa de ter um bom ano com captação líquida positiva.”

Últimas em Mercado financeiro

O primeiro trimestre viu ainda uma redução de sinistros no segmento de seguro agro, segundo Sperendio. Conforme o CFO da holding, a tendência é que o índice desse produto, o carro-chefe da empresa, mantenha-se nos patamares atuais no restante do ano. “A gente observou redução bem concentrada no segmento agrícola e a princípio não esperamos mudança de patamar ao longo do ano”, disse.

Programa de relacionamento atenderá clientes

Assis comentou ainda sobre o programa de relacionamento que a BB Seguridade lançou em 2022 de maneira experimental.

Segundo o CFO, o programa atende hoje apenas um grupo de funcionários, mas em julho deve ser estendido para toda a base de clientes. “Planejamos estender para toda nossa base no começo do terceiro trimestre, quando o programa já vai ter atingido uma maturidade”, afirmou. “Optamos por ser cuidadosos antes de abrir, para ter certeza que haveria percepção em termos de proposta de valor”, acrescentou.

Outro fator que tem ajudado nos resultados tem sido a tendência de o IGP-M, índice que corrige uma parte de passivos dos planos de previdência da Brasilprev, estar mais baixo que o IPCA, que predomina nos ativos atrelados à inflação da carteira de investimentos.

“O IGP-M no ano acumula deflação com redução de preços de commodities e do atacado”, explicou o diretor financeiro. “Temos semanalmente observado no [boletim do Banco Central] Focus a revisão de expectativas de IGP-M para baixo”, pontuou.

Segundo o CFO, o IGP-M mais baixo “contribui para melhora do resultado financeiro da previdência e vai nos ajudar a a manter o patamar de payout”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS