WEG (WEGE3) vai trocar CEO: Harry Schmelzer Jr. deixará o cargo; Alberto Kuba irá assumir
Mudança aprovada pelo conselho de administração está prevista para março de 2024
A WEG (WEGE3) informou que seu conselho de administração aprovou na quinta-feira (7) mudanças no comando da empresa a partir de 31 de março de 2024. Harry Schmelzer Jr. deixará o cargo de CEO e será substituído no posto por Alberto Yoshikazu Kuba.
“Dentro do planejamento sucessório, estruturado e conduzido pelo conselho de administração com apoio de renomadas consultorias, o senhor Harry Schmelzer Júnior deixará o cargo de diretor presidente executivo da companhia, com efeito a partir de 31 de março de 2024, encerrando um ciclo executivo de mais de quatro décadas, sendo 16 anos presidindo o Grupo WEG”, destaca o fato relevante.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Como sucessor, com efeito a partir de 01 de abril de 2024, será nomeado o senhor Alberto Yoshikazu Kuba, executivo com mais de 21 anos de carreira na companhia e atual diretor superintendente da divisão de Motores Elétricos Industriais”, acrescenta a empresa na nota.
Conforme a WEG, ainda durante a reunião, os representantes do acionista controlador informaram que proporão o nome de Schmelzer como candidato a um dos assentos no colegiado para o biênio 2024/2025.
Últimas em Ações
Quem é Alberto Kuba
O futuro CEO da WEG, segundo o fato relevante, tem 44 anos, é engenheiro eletricista, com especialização em gestão empresarial, tendo construído sua carreira na companhia nas áreas de vendas de motores industriais no Brasil entre 2004/2009.
Kuba trabalhou por dez anos na China, onde atuou na área comercial entre 2010/2015, e então assumiu a posição de diretor superintendente das operações locais até 2019. Ele retornou ao Brasil em 2020, quando assumiu sua posição atual.
“Sua formação é complementada com especializações em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral (2003), APG Middle Amana-Key (2007), Executive Program for Growing Companies (Stanford, 2015), Leading Business Transforming (INSEAD, 2022/2023), dentre outras capacitações de classe mundial”, aponta a nota.
Quem é Harry Schmelzer Jr.
Por fim, a WEG destacou que a trajetória do seu até então CEO “alcançou pleno reconhecimento dentro da organização pelo seu arrojo, dedicação e capacidade de entregar resultados notáveis ao longo de dezesseis anos”.
“O que foi corroborado nas inúmeras premiações de parte de diversas entidades, fóruns empresariais e da imprensa especializada. Também, foi capaz de entender e replicar a cultura dos fundadores da companhia nos mais de 40.000 colaboradores ao redor do mundo, levando a um crescimento contínuo e sustentável dos negócios do Grupo WEG em cenários desafiadores”, completa o informe da empresa.