Vale a pena investir nas ações do IRB Brasil?

IRBR3 vêm chamando a atenção dos investidores - e até de megainvestidores; saiba se é hora de comprar os papéis da resseguradora

Vale a pena investir em IRBR3, ticker das ações da resseguradora IRB Brasil? A curiosidade em relação aos papéis da companhia disparou desde que Silvio Tini de Araújo desbancou Luiz Barsi Filho do posto de terceiro maior acionista da empresa, no final de maio.

Mas será que esse é arriscado comprar IRBR3 neste momento? Confira a análise de Paulo Luives especialista da Valor Investimentos logo abaixo:

Vale a pena investir em IRBR3 agora?

Afinal, vale a pena investir em IRB? Vamos começar do início. Nos últimos cinco anos, os papéis da companhia caíram 95,2%. Nos últimos 12 meses, a queda já foi bem menor – 15,5%. O que isso significa? Não muita coisa, pelo menos por enquanto. De acordo com Luives, o mercado ainda adota uma postura bastante cautelosa em relação às ações do IRB.

“A maioria dos analistas é bastante cética sobre a capacidade de a empresa recuperar sua lucratividade no curto prazo”, diz ele.

E esse ceticismo é intensificado quando entram em jogo a dinâmica de desafios econômicos que temos no ambiente interno e as necessidades contínuas de ajustes que a companhia deve fazer.

Mas o especialista aponta um porém para quem quer saber se vale a pena investir em IRBR3 agora. “Estamos observamos, ao longo desses anos, especialmente neste período mais recente, algumas melhorias que a companhia vem fazendo em sua governança”, diz ele. “Isso traz mais transparência e pode indicar, quem sabe, uma recuperação gradual”, afirma.

Afinal, o que fazer?

Trocando em miúdos, o que o mercado parece indicar é que pode valer a pena ficar de olho nas ações do IRB Brasil.

Mas talvez ainda seja cedo para apostar fortemente nelas. Então, pelo menos por enquanto, vamos seguir acompanhando a guerra Barsi X Tini pelo posto de maior acionista pessoa física da companhia.

Leia a seguir

Leia a seguir