Taesa (TAEE11): bancos se dividem sobre dividendos em 2025 com alavancagem alta

Dívida líquida alta e decepção com lucro pressionam dividendos da Taesa e bancos se dividem sobre ações

Mercado se divide sobre projeções de dividendos da Taesa para 2025. Foto: Wikimedia Commons
Mercado se divide sobre projeções de dividendos da Taesa para 2025. Foto: Wikimedia Commons

Pressionada pelo endividamento líquido que vale quatro vezes o lucro de sua operação, bancos se dividem sobre a capacidade de pagamento de dividendos da Taesa (TAEE11) em 2025. O Itaú BBA acredita que a transmissora de energia elétrica deve distribuir menos dividendos neste ano, considerando um cenário no qual a empresa repassa 75% do lucro líquido aos acionistas.

Em 2024, o dividendo da Taesa alcançou rentabilidade de 7,6%. “Esperamos que a alavancagem (dívida) alta leve à distribuição menor em 2025 comparado a anos anteriores”, diz o Itaú BBA em relatório. O banco estima em 6% a rentabilidade do dividendo da Taesa.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O BTG Pactual recomenda a venda do papel, mas vê aumento de proventos.

Dividendos da Taesa (TAEE11) estão em risco

O dividendo da Taesa (TAEE11) anunciado nesta quarta-feira (19) veio acima das expectativas do mercado. A transmissora de energia repassou ao todo 90% do lucro líquido regulatório de 2024 a acionistas, enquanto analistas esperavam uma distribuição menor, de 75%.

Últimas em Ações

Em 2024, a Taesa pagou no total R$ 900,1 milhões em dividendos.

Mas a maré de proventos deve secar em 2025, principalmente pelo endividamento da Taesa em relação a sua receita. O mercado se decepcionou com o faturamento da transmissora de energia, que caiu 2,8% no quarto trimestre em comparação com igual período de 2023.

Além disso, a alavancagem da companhia deve seguir pressionada pelo aumento de despesas de capital em novos projetos, apontou o Itaú BBA. “Esperamos estabilidade devido ao capex (investimento) elevado a ser desembolsado em construções”, disse o banco em relatório.

O BTG tem uma estimativa mais otimista para os dividendos da Taesa (TAEE11) em 2025. Analistas acreditam que a porcentagem do lucro líquido distribuído pode atingir 90% novamente.

Neste caso, o banco tem uma projeção de rentabilidade para o dividendo TAEE11 de 9,9%. Ou seja, um crescimento em relação a 2025.

Ações da Taesa caem após resultado

O lucro líquido da Taesa veio abaixo do esperado, segundo o Banco Safra. O resultado de R$ 200,6 milhões no quarto trimestre decepcionou projeções da instituição em 16%, enquanto o consenso de mercado esperava um valor 28,8% superior ao que foi divulgado.

“A operação da Taesa veio mais fraca que o esperado por mais um trimestre”, disse a equipe de analistas do Safra. “A companhia vai distribuir dividendos acima do antecipado, mas a alavancagem continua alta, na nossa visão”, completou.

O Safra reiterou a recomendação de venda das ações da Taesa (TAEE11). O BTG fez o mesmo. Os dois bancos enfatizam que hoje a taxa de retorno sobre investimento da transmissora é baixa.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS