Segunda prévia do Ibovespa exclui Positivo e IRB e não inclui novas ações

ITUB4 passa a ser o papel com o segundo maior peso na composição do índice; VALE3 segue no topo

B3, a Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg/Reprodução O Globo)
B3, a Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg/Reprodução O Globo)

A segunda prévia do Ibovespa para o período entre janeiro e abril do ano que vem não acrescentou novas ações ao índice e excluiu Positivo ON (POSI3) e IRB Brasil ON (IRBR3). Dessa forma, a prévia tem 90 ativos de 87 empresas.

Na nova prévia, Itaú PN (ITUB4) é o papel com o segundo maior peso na composição do índice (é o terceiro na composição atual) e Eletrobras ON (ELET3), que não estava entre as cinco, entrou no grupo, tomando o lugar de Bradesco PN (BBDC4). Petrobras PN (PETR4), que é a segunda ação com maior peso na formação atual, é a terceira na prévia.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os cinco ativos com mais peso na prévia são: Vale ON (15,643%), Itaú Unibanco PN (6,144%), Petrobras PN (5,499%), Petrobras ON (5,038%) e Eletrobras ON (3,975%).

Já na composição atual, são eles Vale ON (13,697%), Petrobras PN (7,306%), Itaú Unibanco PN (6,101%), Petrobras ON (4,792%) e Bradesco PN (4,766%).

A B3 divulga a terceira e última prévia da nova composição do Ibovespa no dia 29 de dezembro, que é o penúltimo pregão de vigência da carteira atual.

Para entrar no Ibovespa, uma ação precisa atender a critérios como estar entre os ativos que representam 95% de presença em pregão, 0,1% do volume financeiro no mercado à vista e não custar menos de R$ 1. O índice passa por rebalanceamentos na primeira segunda-feira dos meses de janeiro, maio e setembro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS