Melhores e piores da bolsa: Azul volta a liderar e Hapvida afunda mais de 30%
Confira as melhores e piores ações da sessão nesta quinta (9)
Depois de deixar os investidores apreensivos no começo do mês, a Azul (AZUL4) vem emplacando sucessivas altas na bolsa, ocupando posição de destaque entre as melhores desde a divulgação do seu balanço, no início da semana.
Nesta quinta-feira (9), a companhia aérea disparou perto dos 20% e encabeçou a lista de melhores ações da sessão entre aquelas com volume com negociação na casa dos milhões de reais ou acima disso.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O bom desempenho da Azul tem sido acompanhado por altas também em outros players do setor de aviação e turismo, como a Gol e a CVC. As empresas também estiveram no ranking de melhores do dia nesta quinta.
A interpretação dos analistas é que houve um arrefecimento dos temores acerca de uma possível recuperação judicial das aéreas depois da apresentação dos resultados trimestrais do último quarto de 2022.
Hapvida perde metade do valor de mercado
Na ponta inferior do ranking, a Hapvida chamou a atenção dos investidores. A empresa de saúde caiu mais de 30% no pregão na comparação com o último fechamento. Com isso, a empresa cumula queda de mais de 80% nos últimos 12 meses.
Com a queda, o valor de mercado da Hapvida caiu pela metade, aquém dos R$ 15,5 bilhões. Essa desvalorização começou em 1º de março, quando a companhia publicou resultados do quarto trimestre abaixo das projeções do mercado.
A forte queda é devido ao comunicado da companhia, na noite desta quarta-feira (8), de uma possibilidade de aumento de capital o que até então, era descartado pelo mercado.
Entre as maiores quedas, destaque também para a CSN e 3R Petroleum. As empresas foram arremessadas ao chão nesta quinta por conta dos resultados trimestrais.
O balanço da 3R Petroleum (RRRP3) do quarto trimestre veio em linha com as estimativas do Bank of America (BofA), embora XP e Goldman Sachs tenham preferido chamar o balanço de fraco.
No caso da CSN, a empresa anunciou lucro líquido de R$ 197 milhões no 4º trimestre, queda de 81% em base anual.
O resultado consolidado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no quarto trimestre, apesar de ruim, superou estimativas, com o desempenho dos negócios de mineração impulsionando os números, disse o Credit Suisse. Mas a interpretação dos investidores foi diferente, e a ação caiu mais de 8%.
Confira as melhores do dia
- Azul (AZUL4) +18,94%
- Valid (VLID3) +14,54%
- CVC (CVCB3) +9,73%
- Recrusul (RCSL4) +9,25%
- Gol (GOLL4) +9,15%
Veja as piores
- Hapvida (HAPV3) -33,56%
- CSN (CSNA3) -8,06%
- Petz (PETZ) -7,09%
- Unifique (FIQE3) -6,47%
- 3R Petroleum (RRRP3) -6,08%